28.5 C
Fortaleza

O Ceará no governo Temer

Entre os muitos efeitos colaterais do “tsunami” político e moral causado pelo processo de “impeachment” da presidente Dilma, um dos pontos mais discutidos no momento é a nova relação entre um possível governo de Temer e os estados. As mudanças, segundo o jornalista Ilimar Franco, de “O Globo” são consideráveis em quase todo o País, depois do ruidoso “desembarque” do PMDB, e do discreto “embarque” do PDT em seu lugar na base parlamentar governista. No rastro dos escândalos da “Operação Lava Jato”, vieram os desdobramentos da acachapante derrota do governo na votação do impedimento na Câmara. Na análise do colunista Paulo Gomes, da “Folha” no DF, além da mudança, em massa, de posição de deputados federais no decorrer do processo na Câmara, foi registrada a deserção, já em março, de 135 (20%) dos 638 prefeitos eleitos pelo PT em 2012. No Ceará, alguns detalhes relevantes poderão promover importantes mudanças no ambiente político, a começar por uma cada vez mais fortalecida parceria entre as duas maiores lideranças de oposição do estado e destaques em nível nacional, os senadores Eunício Oliveira (PMDB) e Tasso Jereissati (PSDB), o primeiro, com uma votação “recorde” para o Senado em 2010 e uma derrota por pequena margem para o Governo do Estado em 2014; o segundo com uma vitória esmagadora, com 2.314.796 votos, quase 58% dos votos em todo o Ceará, em 2014, para o Senado. O cenário do Ceará, depois da votação do dia 17, traz uma realidade inegável: se o vice-presidente Temer chegar ao poder, Tasso e Eunício serão as duas referências maiores do Estado em relação ao poder central, haja vistas as condições desfavoráveis ao governador Camilo e a todo o grupo comandado pelos irmãos Ferreira Gomes.

Para festejar Tem motivos para festejar o deputado Danilo Forte (foto), ante a notícia de que o vice-presidente Temer aponta como uma prioridade, ao assumir a Presidência, a aprovação do Novo Pacto Federativo, dando a estados e municípios apoio financeiro para cumprirem suas metas.

Na condição… de relator da Comissão Especial do Novo Pacto, Danilo percorreu quase todos os estados, onde discutiu com governadores e prefeitos essa medida salvadora para todos eles.

Troca-troca André Figueiredo, presidente regional do PDT, quer o partido apoiando o petista Manoel Santana, para a prefeitura de Juazeiro, em troca do apoio ao prefeito RC em Fortaleza.

Mas há problemas… O deputado José Guimarães (PT) líder do governo na Câmara, não esconde sua simpatia pelo prefeito da Capital, mas tem pela frente uma “muralha” de resistência chamada Luizianne.

Briga séria… comprou o deputado Heitor Férrer (PSB), ameaçando pedir auditoria ao CRM, sobre os atestados médicos usados para licença dos deputados Lucílvio Girão e Miriam Sobreira.

Beneficiando Elogios do deputado Genecias Noronha (SD) à entrada em vigor da lei 154/16, que permite aos microempreendedores usar suas moradias para sede de suas empresas.
Nos meios… políticos, comenta-se que o ministro cearense André Figueiredo está conseguindo fazer com que a sua pasta – Comunicações – seja a única não “infectada” pela “paralisia” das outras.

Que vergonha! O Brasil é o único país do mundo onde Santas Casas de Misericórdia fecham à falta de apoio, e a de Fortaleza caminha nesse rumo. É o que adverte provedor Luís Marques.

Em meio ao clima pesado do “impeachment” no Senado Federal, há articulações da maioria dos senadores, pela aprovação do fim da reeleição para o Executivo, já aprovada pela Câmara.

Tem remédio, mas… Para o ex-presidente do BC, Henrique Meyrelles, potencial titular da Fazenda num governo Temer diz que “há solução para a crise econômica, desde que se debele a crise política”.

Aplausos… ao governo brasileiro, que enviou valiosos “kits” de saúde para salvar vidas de vítimas do terremoto do Equador. Melhor do que jogar dinheiro fora com a Venezuela e a Bolívia…

“Na Islândia, o Primeiro-Ministro acusado de ilícitos, renuncia; no Japão, ministro flagrado em ato de corrupção pratica suicídio publicamente; no Brasil, quem era denunciado por motivos semelhantes ganhava “cacife” para as próximas eleições… Antes da Lava Jato”. Senador Cristóvam Buarque (PPS).

Mais Lidas

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img