27.1 C
Fortaleza

O desafio de uma crise

Atendendo a requerimento do deputado federal Cabo Sabino (PR), a AL sediou, terça-feira, em seu Complexo de Comissões Técnicas, um encontro regional de interesse da Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados, para discutir a realidade em que se acha o sistema socioeducativo do Ceará, com os jovens internos nos centros para esse fim e, principalmente, as condições dos servidores socioeducadores. Segundo o deputado Sabino, a crise desse sistema repercutiu de forma alarmante na Câmara Federal, tendo em vista os números impressionantes ali mostrados.
Segundo essa preocupante estatística, mais de 16 mil adolescentes ingressaram em centros destinados à recuperação de pessoas nessa faixa etária nos últimos cinco anos, no Ceará. Para se ter idéia do que têm de enfrentar, cerca de 750 socioedocadores do Estado, de setembro de 2015 até este mês, ocorreram mais de 360 rebeliões (quase uma a cada dia), delas resultando mais de 100 fugas em massa. Diante desse clima, a Câmara dos Deputados vê a necessidade de medidas urgentes, para que se possa evitar o agravamento do que já é grave demais.
Em junho, a AL havia aprovado mensagem do governador Camilo, criando a Superintendência Estadual Socioeducativa, destinada a organizar o setor, a ser vinculada à STDS. Para o Conselho Nacional de Entidades Representativas de Profissionais Socioeducativos, sem estrutura física nas unidades; veículos para escolta; segurança externa; treinamento e capacitação para os educadores e com centros abarrotados, ficará difícil até encontrar profissionais dispostos a trabalhar nesse setor, cada vez mais sufocado pela crescente criminalidade juvenil. Um desafio para os governos da União e do Ceará.

CULPA DE TODOS – A respeito da greve dos agentes penitenciários, que, há quatro meses, causou mais de 10 mortes nos presídios, a situação foi debatida na AL, e a conclusão, quase que unânime, entre os deputados, é de que todos são culpados. Ou seja, a responsabilidade por aquele espetáculo desumano e sanguinolento, pode ser atribuída ao Governo do Estado, Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social, Secretaria da Justiça e demais responsáveis pelo sistema penitenciário do Ceará.

MUITAS PERDAS – Em reunião do Conselho de Desenvolvimento Regional da Ibiapaba – Conderi com empresários do setor turístico-hoteleiro, muitas críticas à lentidão com que está sendo enfrentado o problema da reconstrução do sistema teleférico da Gruta de Ubajara, maior atração turística do Interior. Com a demora, crescem, a cada dia, as perdas para esses setores. Um dos pontos mais destacados foi o que se refere à demora de mais de dois anos para a liberação de R$ 9 milhões, já provados.

RISCOS – A política é mesmo uma atividade marcada por muitas surpresas e controvérsias. Exemplo maior é a situação em que se acham os candidatos do PT, ameaçados de derrotas arrasadoras. Nos tempos ditosos do lulismo vitorioso, ter o apoio de Lula, em qualquer campanha, era a certeza de vitórias. Hoje, mesmo os candidatos mais lulistas, vêem-se diante de um dilema: ter ou não ter Lula no palanque. É que ele agora, inversamente está precisando mais de apoio e consolo do que os referidos candidatos.
CAMINHO CERTO – Uma das mais importantes discussões do momento, sobre o reequilíbrio da economia do Estado do Ceará, está ligada ao programa de concessões e privatizações de equipamentos estaduais, entre estes, o Centro de Formação Olímpica, o Centro de Eventos e o Aeroporto Internacional Pinto Martins. Na AL, a preocupação da maioria dos deputados é no sentido que esses equipamentos fiquem com empresas competentes, que os façam crescer técnica e economicamente, para o bem do Estado.

CRESCEI E… – Em meio à enxurrada de promessas de campanha, em sua quase totalidade, espetaculosas e “incumpríveis”, é apresentada uma idéia interessante, vinda das secretarias da Saúde e do Meio Ambiente de Fortaleza: por cada criança nascida nas maternidades da capital, a família receberá uma muda de árvore frutífera, para ser plantada. Se fosse no tempo em que as mulheres pariam, sem problemas filhos aos montes, a cidade, com certeza seria transformada num imenso e frutuoso pomar.

PISANDO NA BOLA – Funciona como uma grande “pisada de bola” da deputada Silvana (PMDB) a sua posição a favor da criação indiscriminada de partidos. Sem ligar para os malefícios gerados por esses “ninhos” de oportunistas, ela alega que o fim deles iria aumentar o poder dos já poderosos chefões da política nacional. Foi, com certeza, uma infeliz atitude, até porque, em todo o País, a cada pesquisa que se faz junto À sociedade, cresce a rejeição a partidos sempre prontos para serem “empacotados” e vendidos.

Mais Lidas

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img