28.5 C
Fortaleza

O que o STF fará com Lula?

Enquanto metade do País tem suas atenções voltadas para o Senado, ao qual está entregue o destino político da presidente Dilma, a outra metade está de olho no que os ministros do STF pretendem fazer com o ex-presidente Lula, cuja situação já devia ter sido resolvida pelo juiz Sérgio, à frente Operação Lava Jato. Mas, o STF tomou para si deliberar sobre futuro Lula, para decidir se ele poderia ou não, assumir a Casa Civil, para o qual fora nomeado, em mais um momento difícil para a chefe da Nação. Quando achar mais adequado, o STF poderá, finalmente, mostrar por que a Justiça é mesmo para todos. O ex-presidente, além de estar marcado para ser protagonista da história recente da República, tem-se mostrado uma raposa de rara esperteza, mestre em se esquivar de dificuldades para outros incontornáveis. Para isso, tem agido como comandante de navio que joga fora pesos em excesso para evitar o seu naufrágio. Foi assim que agiu ao descartar aliados importantes, mas em certos momentos, inconvenientes, como os ex-ministros José Dirceu, da Casa Civil, e Antonio Pallocci, da Fazenda. Com isso, achou estar livre do “mensalão”. Agora, tenta evitar a areia movediça da “Lava Jato”. Mas, para agravar as preocupações dele, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, afirma que o “mensalão” e o “petrolão” são a mesma coisa – “um bilionário esquema de corrupção para sustentar o PT e aliados.” Nessas condições, logo que o STF, chamado por Lula de “acovardado”, lhe negar a posse da Casa Civil, já poderá prendê-lo, entre outros ilícitos, por obstrução da Justiça, ocultação de bens em nome de terceiros, recebimento de grana por palestras inexistentes, etc. Ou, se estiver super ocupado com o “impeachment”, passar essa tarefa ao juiz Moro, ideia que Lula abomina.

Se dependesse… do titular da Semam, Artur Bruno, o PT indicaria o vice para o prefeito RC. Ocorre que é justamente o nome dele o mais comentado para compor a chapa situacionista.

O presidente… da CDL-Fortaleza, Ramalho Neto, destaca a parceria salvadora de vidas entre a Faculdade CDL e o Hemoce, do qual recebeu uma unidade móvel para coleta de sangue.

Expandindo A propósito da CDL, a “máquina” Deusmar Queiroz, seu 1º vice-presidente, anuncia o plano ousado da atual diretoria: dobrar o quadro de associados, que são hoje 8 mil.

Acertando Para o deputado Raimundo Matos (PSDB), o Senado “acertou em cheio” ao aprovar medida proibindo a aplicação de recursos da educação em quaisquer outros setores.

Explica… Matos que, a falta dessa proibição, recursos da educação eram equivocadamente deslocados, tornando impossível o cumprimento de metas para esse setor pelas prefeituras.

Preocupação Sobre o quase paradeiro do Governo Federal, o deputado Carlos Matos (PSDB) diz ser preocupante para os estados, inclusive o Ceará, ficar sem ter a quem apelar nas dificuldades.

Bom sinal I Um das idéias de Temer, ao assumir: transformar os ministérios da Igualdade Racial e das Mulheres em secretarias, que serão anexas ao futuro Ministério da Justiça e da Cidadania.

Bom sinal II Cuidam também colaboradores de Temer, do “tríplice resgate” – crédito, confiança e autonomia financeira – dos municípios. Como? Reduzindo em R$ 100 bi os gastos públicos.

Sumindo Lideranças petistas do interior, que condenavam o abandono das atividades relativas às eleições municipais para salvar Dilma, alertam: o partido está “sumindo” nos municípios.

Diante… da ameaça nada velada da presidente Dilma, de criar um “governo paralelo” se Temer assumir, o deputado Lúcio Vieira (PSDB-BA) reage: “Pediremos um ”impeachment paralelo”…

“A autoridade para governar não se consegue sem prestígio, nem o prestígio sem o discernimento”. General Charles De Gaulle (1890-1970) libertador da França na 2ª Guerra, fundador da V República, e presidente de 1949 a 1959.

Mais Lidas

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img