28.4 C
Fortaleza

O retorno

Depois de quase dois meses dando um alívio para os meus leitores, retorno a este espaço. Adiei um pouco porque não achava inspiração, novos temas ou notícias boas. Estamos em um País sem graça, a mesmice de sempre… corrupção, crise econômica, desemprego, insegurança e etc…
Pelos menos uma notícia boa, choveu, neste fevereiro, três vezes mais do que o ano passado, na mesma época. A meteorologia confirma que março haverá muita chuva e os sertanejos estão cheio de esperança, pois a desgraça da seca ficou para trás este ano.
Há também a expectativa da aprovação das reformas pelo Congresso Nacional. A do Trabalho gerará mais emprego com a legislação menos amarrada, a da Previdência Social, que segundo os comentaristas, garantirá o pagamento futuro dos aposentados. Discordo apenas de igualar o tempo de serviço de mulheres com a dos homens. Com um país machista igual ao nosso a maioria das mulheres brasileiras continuam sendo responsável pela criação de seus filhos e de todos os afazeres do lar, ou seja, trabalham três expedientes. O número de quantidade de mulheres que tiveram AVC nos últimos anos aumentou, consideravelmente, ocasionado por estresse e pressão alta. Em toda a minha existência não tinha ouvido falar de uma conhecida morrer de AVC e só no mês passado duas colegas partiram com menos de 50 anos.
Já para os brasileiros que residem nos Estados Unidos, que mesmo ilegais, estão com filhos nas boas escolas públicas, moram em lugares dignos e seguros, o temor em relação as posições do maluco presidente americano Trump pode acabar. Nesta quarta-feira, o seu discurso perseguindo os imigrantes foi amenizado, ele anunciou que estar disposto a legalizar a situação de milhões de imigrantes irregulares que não cometeram crimes, uma mudança radical na forma como vinha tratando o tema desde sua posse.

Oscar
Na noite deste domingo (26), aconteceu a 89ª cerimônia do Oscar 2017, principal premiação do cinema mundial. Depois da confusão feito pelos apresentadores, a categoria de Melhor Filme foi vencida por Moonlight – Sob a Luz do Luar. Vá entender a cabeça dos jurados e dos críticos. Quem foi assistir o filme vitorioso achou péssimo, não merecia jamais ganhar o Oscar. Só há uma explicação deste resultado, compensar a falta de artistas negros concorrendo a estatueta no ano 2016. O filme anunciado, equivocadamente, como vencedor La La Land – Cantando Estações, também não está agradando, musicais não fazem muito o gênero de muita gente.

Absurdo
Era só o que faltava. Os movimentos Afrodescedentes estão querendo proibir de cantar uma música criada em 1931, que faz sucesso no período carnavalesco: “O Teu Cabelo Não Nega Mulata, de Lamartine, afirmando que ela é racista.

Seremos ludibriados mais uma vez
Quando foi retirado das companhias aéreas brasileiras o fornecimento de alimentação em voos prometendo que as passagens ficariam mais barata todo mundo acreditou e achou a notícia boa. Alimentação em voos domésticos existentes atualmente só pago e as passagens não diminuíram seus valores . A partir do dia 14 de março as companhias aéreas podem implantar mais um golpe no consumidor, poderão cobrar o valor das bagagens e não há nenhuma garantia que seus bilhetes diminuirão. No exterior pequenas companhias adotam esta cobrança, mas em compensação as passagens são bem mais baratas e o passageiro que quiser levar bagagem paga por volume não por peso. Mas ainda há esperanças… o projeto sustando a cobrança autorizada pela ANAC, foi aprovado no Senado, em dezembro. A Câmara dos Deputados precisa ainda confirmar esta decisão. A OAB também entrou com Ação Civil Pública contra a medida argumentando que é “em detrimento dos usuários/consumidores do serviço de transporte aéreo de passageiros, a Anac resolveu atender o pleito das empresas de transporte aéreo e extinguiu a franquia mínima de bagagem despachada, sem, todavia, exigir delas redução do valor da tarifa ou qualquer outra contrapartida em prol do consumidor”, diz o documento apresentado na Justiça Federal pela entidade.

Era o esperado
Nenhuma novidade nas declarações no depoimento de Marcelo Odebrecht na Justiça Eleitoral. Ele admitiu a existência do Caixa Dois e seu relacionamento frequente com o ministro Guido Mantega com quem disse que negociava repasses para as campanhas eleitorais. O surpreendente é ele se considerar o “bobo da corte” do Governo Federal. “Eu não era o dono do governo, eu era o otário do governo. Eu era o bobo da corte do governo”, afirmou Marcelo Odebrecht, segundo relatos colhidos pelo jornal O Estado de S. Paulo.

Mais Lidas

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img