27.1 C
Fortaleza

O vizinho da direita

 

Com 68,67% dos votos apurados, o engenheiro, empresário e líder de centro-direita de 56 anos de idade inicia novo ciclo político após 12 anos de kirchnerismo, em um índice de participação que chegou a 78% dos mais 32 milhões de eleitores. Na segunda-feira (23), Macri declarou à imprensa que deverá buscar estreitar as relações Argentina com os demais países latino-americanos. “Falei com [Michelle] Bachalet [presidente do Chile], Tabaré [Vasquez, presidente do Uruguai], troquei telefonemas com [Horacio] Cartes [presidente do Paraguai], com quem sou unido por uma linda relação. Estava me ligando a presidenta do Brasil [Dilma Rousseff] quando entre na conferência [com a imprensa]. Tenho a melhor expectativa”, disse.

Dentro dessas relações, Macri apontou o Brasil como principal “sócio” da Argentina e destacou o interesse em tonar essas relações mais intensas também com o Chile. Para isso, Macri planeja prosseguir com a cooperação no marco do bloco econômico regional. “Acredito que teremos que lhe dar qualidade e recuperar a dinâmica no Mercosul [Mercado Comum do Sul]”, afirmou. Entre suas primeiras ações como presidente, Macri indicou que haverá uma viagem ao Brasil. Em seu primeiro discurso como presidente eleito, Macri convocou a população a apoiar seu governo.

“Quero agradecer aos argentinos que saem todos os dias para trabalhar, que acreditam no trabalho e não na mania de tirar vantagem”, disse. O direitista disse que a mudança que a Argentina tem daqui por diante “não pode ser parada por revanches” e pediu a participação de todos, inclusive de quem não votou nele, para “encontrar o caminho do desenvolvimento”. “É um dia histórico. Uma mudança de época. Um tempo que não pode deter-se em revanches ou ajustes de contas. Construir uma Argentina com pobreza zero, derrotar o narcotráfico e melhorar a qualidade democrática”, declarou, na sede de sua campanha, em Buenos Aires, ainda no domingo. Atual prefeito de Buenos Aires, Macri é ex-presidente do clube de futebol Boca Juniors e fazia parte da coligação “Cambiemos”, juntamente com a candidata a vice-presidente, Gabriela Michetti. Ele irá assumir a presidência no dia 10 de dezembro de 2015 e deverá governar o país por quatro anos.

Salmito faz meio de campo O presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Salmito Filho (PDT), recebeu representantes do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Sanitaristas no Estado do Ceará e do Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos do Município de Fortaleza (SindiFort) para ouvir as reivindicações. Na pauta o pagamento do piso salarial nacional, com produtividade, e implementação dos Planos de Cargos, Carreiras e Salários. Salmito formou comissão de vereadores para acompanhar as negociações com a Prefeitura de Fortaleza.

Moço agradecido
“Outra vez tomei posse como deputado federal, representando o Ceará pela terceira legislatura consecutiva. Agradeço a todos que me ajudaram nessa caminhada de mais de 10 anos.” Do bom caráter Paulo Henrique Lustosa.

Aliviando  os apertos
A Deputada Estadual Laís Nunes (PROS) destinou recursos de emendas individuais no orçamento do Estado para duas ambulâncias para o Hospital Regional de Icó.

Que coisa
Um homem deixou a mulher morta, num apartamento em Parangaba, em Fortaleza. Aì foi a Choró e matou o vice-prefeito da cidade que teria um caso com a mulher. Depois, meteu uma bala na própria cabeça. Que é isso?!!!

Temporada Brasil
Luiz Girão faz período brasileiro na sua vida de ”pé-lá-pé-cá” luso-cearense. Fica com a gente até janeiro. Como é princípio, está morando a cada três meses num país. Aqui e em Portugal.

Mais Lidas

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Vegetação da Base Aérea de Fortaleza é atingida por incêndio na noite desta terça-feira (13)

O fogo se rapidamente se alastrou em um canteiro próximo ao muro da base. Até o momento não há registro de vítimas.
spot_img