28.4 C
Fortaleza

Os sem-royalties

 

A calamitosa situação financeira em que se encontra a Petrobras, depois da “ajuda” recebida dos responsáveis pelo propinoduto em que ela se transformou, não permite mais nenhuma projeção otimista sobre o seu futuro. Mas o que há de mais revoltante é a maneira como a referida crise termina atingindo e prejudicando quem não tem culpa por ele. Depois do vergonhoso espetáculo da refinaria Premium II, a maior tapeação já impingida à sociedade de um estado, tudo o mais se pode esperar. É o caso da informação dada ontem, pelo vice-presidente do Sindipetro, José Jorge Oliveira, de que a Petrobras já começou a desativar sondas de petróleo no Ceará, o que representa a ameaça do fim dos royalties para 82 municípios do Ceará que recebem esse aporte a cada ano. Diante disso, se já somos a terra dos sem-inverno, caminhamos também para nos tornar a terra dos “sem-royalties”… Segundo informam os técnicos do setor, a desativação crescente de grande parte dessas sondas – no mar e na terra, não ocorre devido à falta de petróleo no subsolo do Ceará. A verdade verdadeira é que a Petrobras vive um dramático momento de “regime de caixa”, o que obriga a medidas como as que estão sendo tomadas. Por conta de mais esse “aperto de cinto”, as perdas maiores serão para municípios como Aquiraz, Aracati, Caucaia, Horizonte, Itapipoca, Paracuru, Maracanaú, e até Fortaleza, que, juntos, faturaram, em 2015 mais de R$ 24 milhões. É este o retrato mais fiel de um país em que até as suas instituições mais avançadas e confiáveis, como a Petrobras, terminam sucumbindo à força poderosa de uma a corrupção avassaladora, perniciosa e que se alastra e cresce alimentada pela impunidade.

Méritos O engenheiro civil Heitor de Mendonça Studart mereceu voto de congratulações da AL, pela sua posse na presidência do Conselho Temático Permanente da Fiec. Indicação do próprio presidente Beto Studart, ele se encaixa na renovação daquela importante instituição.

Tendo em vista… a violência dominante em toda a Região dos Inhamuns, o deputado Audic Mota (PMDB) defende a ida do titular da SSPDS, Délci Teixeira à AL para discutir o assunto.
Perdão mesmo Em Brasília, o deputado Danilo Forte (PSB) articula a remissão (perdão) de todas as dívidas dos agropecuaristas até R$ 100 mil e que tenham sido vitimados pelas secas.
Para o… deputado Raimundo (PSDB) a revitalização do Dnocs virou piada. Justo quando seria mais valiosa a experiência dessa repartição na política de preservação de recursos hídricos.
A propósito… de Raimundo Matos, o jovem Pedro Matos, seu filho, assumiu cadeira na CMF por 120 dias. Ele será o único representante tucano na Casa e garante fazer uma “oposição propositiva”.
Realidade No seio do DEM-CE, é visível a divisão em relação à recusa do deputado Moroni Torgan de ser vice, inclusive, do prefeito RC, possibilidade abertamente admitida por boa parte da sigla.
Farpas I Há poucos dias, o ministro das Comunicações, André Figueiredo, presidente PDT-CE achava uma “excrescência” a quantidade de filiações que o PMB estava fazendo, com a “janela”
Farpas II O deputado Domingos Neto, presidente do PMB-CE, “alfinetava” o pragmatismo do PDT “que antes era crítico do governo da presidente Dilma e, agora, já faturou até ministério”.
Sem crise O Beach Park, segundo o seu controlador Ednilton Soarez, ignorando a crise, tem convite do prefeito de Salvador ACM Neto, para implantar ali grande equipamento do gênero.
Libertinagem Dar vez a ouvintes em programas radiofônicos tem seus riscos. Ontem, um deles chamava o juiz Moro de “marqueteiro do PSDB”, “cabo eleitoral da oposição”, e “coveiro” do PT…
Sem exploração Tramita na AL um Projeto de Lei proibindo a cobrança de determinadas taxas por faculdades particulares, para a emissão de alguns documento, em que tem havido muitos abusos.
Será guerra?
A transformação da Ibiapaba e cidades do entorno em Região Metropolitana voltará a ser debatida, mesmo tendo que enfrentar forte “barragem” de empresários e políticos de Sobral.

“As autoridades do país precisam prestar mais atenção às vozes das ruas. Quem grita quer ser ouvido”.
Dom Oremi Tempesta, cardeal-arcebispo do Rio de Janeiro.

 

Mais Lidas

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img