28.4 C
Fortaleza

PF pega 4o maior financiador individual de Dilma

Ela deve estar muito ocupada…
Rui Falcão sobre a ausência de Dilma
do programa do PT, que tenta evitar panelaço

A lvo de mandado da Operação Acarajé, 23a fase da Lava Jato, o gerente executivo de Responsabilidade Social da Petrobras, Armando Ramos Tripodi, foi um dos maiores doadores individuais da campanha presidencial de Dilma. A PF levou Tripodi para depor sob vara (ou condução coercitiva) sobre a reforma em seu apartamento. A suspeita é que foi bancada por offshores ligadas à empresa Odebrecht.

Bolso cheio
Tripodi divide o pódio de “top doadores” com figuras como Eraí Maggi, o rei da soja, e Antônio Carlos Brandão Resende, sócio da Localiza.

Tutti buona gente
Tripodi foi chefe de gabinete do ex-presidente da Petrobras José Sergio Gabrielli e citado na delação de Paulo Roberto Costa, ex-diretor da BR.

Rolex de aniversário
A PF apreendeu na OAS, no fim do ano passado, uma lista de presentes com a anotação “Armando Tripodi – Relógio – R$10.619,00”.

Tem mais gente
Tripodi ainda deu dinheiro às campanhas do governador da Bahia, Rui Costa (PT), e Robson Leite (PT-RJ), candidato a deputado estadual.

Timing
João Santana se ofereceu para prestar depoimento após o juiz negar-lhe acesso às investigações: foi o prelúdio para a operação.

Perdeu, Medina
A prisão do marqueteiro do PT deve afetar as chances do presidente dominicano Danilo Medina, cuja campanha de reeleição vinha fazendo.

Milagreiro
Durante todo o primeiro mandato da presidente Dilma, João Santana foi considerado o 40o ministro. Mas era o único “indemissível”.

Não precisa de inimigo
Petistas candidatos na eleição deste ano reclamam da insistência de Dilma em recriar a CPMF, o que só desgasta o Governo e o PT ainda mais. Na melhor hipótese, a CPMF só seria aprovada em setembro.
Disputa por boquinhas
Está uma correria na Câmara pela divisão de cargos comissionados. Recém-criados, PMB e Rede reivindicam as boquinhas, alegando o tamanho das bancadas. O PMB tem 19 deputados; o Rede, 5.

Outra língua
O PT e Delcídio do Amaral (PT-MS), ex-líder do Governo que foi preso tentando melar a Lava Jato, não estão se entendendo sobre o mandato do senador e a presidência da Comissão de Assuntos Econômicos.

Mais um para o PMDB
Esta semana, Dilma seve anunciar o novo titular da Secretaria de Aviação Civil, que estava com Eliseu Padilha, que deixou o cargo após a “carta-rompimento” do vice Michel Temer. Se nada mudar, a Dilma deve chancelar o nome do deputado Mauro Lopes (PMDB-MG).

Confirmação
Fátima Bezerra (PT-RN) nega que tenha pedido a Dilma para não receber o governador Robinson Faria (PSD-RN), que a derrotou nas urnas. Mas fontes da Casa Civil reafirmam a informação.

Bastidores do Poder
Repercutiu muito a estreia, ontem, do programa “Bastidores do Poder”, com José Paulo de Andrade e este colunista, na radio Bandeirantes AM 840 e FM 90,9, em São Paulo. O programa, diário, começa às 17h30.

Impeachment vive
Fiel aliado de Eduardo Cunha, o deputado Paulinho da Força (SD-SP) não perdeu a esperança em relação ao processo de impeachment de Dilma Rousseff. “Está mais vivo do que nunca”, garante.

Frigideira
O ex-presidente Lula se reuniu na semana passada com senadores petistas. Aproveitou o encontro para descer a borduna no ministro Nelson Barbosa (Fazenda) e na política econômica de Dilma.

Pensando bem…
…depois de Petrobras, Gabrielli, Odebrecht, OAS e João Santana, até o acarajé, que só dá orgulho à Bahia, foi parar nas páginas policiais.

Um ataque elogioso

Ex-secretário-geral da Presidência da República, Eduardo Jorge cultivava o hábito da discrição, evitando declarações fortes desde a época de poder. Mas certa vez surpreendeu um interlocutor que queria saber sua opinião sobre o governo do PT. Ferrenho defensor da era FHC, EJ surpreendeu:
– Eles têm muitas ideias, boas e novas…
Confundindo o comentário com elogio, o interlocutor não se conteve:
– Dr. Eduardo, o senhor “lulou”?
Com seu estilo de sempre, o ex-ministro esclareceu: – Não. O problema é que as ideias boas não são novas, e as ideias novas não são boas.

Mais Lidas

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img