23.1 C
Fortaleza

Pleito sem “farra”

Os estragos provocados pelos dois governos do PT à economia nacional, se males incalculáveis fizeram à sociedade brasileira, apresentam pelo menos uma vantagem: a redução dos espaços de ação para os profissionais da política. Essas limitações começam pela “cisma” dos grandes financiadores de campanhas, que têm dois grandes motivos para recuar das parcerias com políticos venais e fraudadores: primeiro: a proibição de doações pelas empresas; segundo a falta de dinheiro, da qual até mesmo muitos ricos não escapam.
Dito isto, pode-se afirmar que, além de campanhas franciscanas, os políticos do interior terão que trabalhar na certeza de que estão sendo minuciosamente monitorados pelo Ministério Público Estadual, Ministério Público Eleitoral, TRE, TCM, TCE e Polícia Federal. Diante dessa nova realidade vivenciada pelas lideranças partidárias e pelos atuais prefeitos, a sociedade espera que, finalmente, estejamos testemunhando o fim das vergonhosas “farras eleitorais”, que enriquecem corruptos e empobrecem as cidades.
Uma vez moralizado o processo eleitoral, os vícios que emporcalham a nossa política, já se pode pensar em outras “farras” a serem escoimadas das administrações municipais, entre elas, as ações fraudulentas envolvendo prefeitos, vereadores, servidores municipais e outros. Segundo o presidente do TCM, Francisco Aguiar, aquela entidade, mais do que nunca, está aparelhada para impedir a corrupção nos municípios. Mas, para ele, será fundamental que a sociedade, sem temor ajude a desmascarar os fraudadores.

PECNORDESTE – Está pronta a programação da Feira Agropecuária do Nordeste – PECNORDESTE, que chaga à sua 20ª edição, constituindo-se o maior evento agropecuário do Norte e Nordeste. Coordenada pelo engenheiro agrônomo Paulo Hélder Braga, a grande Feira, que atrai participantes de todo o país, acontecerá entre os dias 21 e 23 de junho, quando serão oferecidos cursos técnicos e seminários sobre várias atividades.

Desconfiança – Em Brasília, é sabido que o senador Ronaldo Caiado (DEM), vai comandar, pessoalmente, a fiscalização nos palácios Alvorada e do Planalto, sendo que entre outros motivos, desconfia de que poderá ser detectado o sumiço de bens ali existentes, depois que a presidente Dilma deixou o poder. Isso,  porque ao final de outros governos, “rapinagens” dessa natureza já ocorreram, com a perda, inclusive de valiosas obras de arte.

Bispo auxiliar – Em consequência do crescimento da Diocese do Crato, no Cariri cearense, o papa Francisco acaba de nomear para a posição de bispo auxiliar o padre Expedito de Oliveira, tendo em vista a aposentadoria do bispo dom Fernando Panico, que já se aproxima. Nesses casos, quando o titular deixa a Diocese, assume o auxiliar, na condição de Vigário Capitular, até que a Santa Sé nomeie o novo pastor diocesano.
Democracia – Não é novidade para ninguém o alto nível da democracia praticada nos Estados Unidos da América, onde sem nenhum preconceito, negros ascendem à Corte Suprema e, como no caso de Obama, a presidência da Nação. Agora, para escândalo dos falsos moralistas, o general Eric Fleming, homossexual assumido, acaba de ser nomeado para a coordenadoria de manobras das tropas terrestres do Exército daquele país.

Madalena – Chegou a surpreender grande parte dos brasileiros que acompanham o “rolo” da política nacional a atitude do comando nacional do PT, que decidiu fazer um aberto “mea culpa” pelos desmandos que levaram o país ao fundo do poço. Entre os “pecados” confessados, a “galera” da “estrela solitária” destaca as parcerias com empresários desonestos, imitando de partidos tradicionais. Deviam ter feito isso antes de eleger Dilma…

Desencontros – Se nada mudar, a deputada Augusta de Brito (PCdoB), presidente da Frente Parlamentar pela instalação do campus da Universidade Federal na Ibiapaba vai ter que suar frio para impedir a perda desse grande benefício para a linda região. Isso, por  conta da “briga de foice” entre prefeitos e seus orientadores, que não abrem mão da localização da Reitoria em seus municípios, esquecendo-se até de lutar pelos cursos.

(REDATOR SUBSTITUTO)

Mais Lidas

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img