25.1 C
Fortaleza

Pontuação

O Governo do Estado do Ceará ocupa a 7a posição no ranking nacional de transparência, com nota 8,2, segundo a 5ª Câmara de Coordenação e Revisão do Ministério Público Federal. A pontuação atualizada foi divulgada ontem, um dia após revisão do índice que apontava o Ceará como o penúltimo colocado no ranking. No índice que vai de 0 a 10, Espírito Santo tem o único governo com nota máxima. No Ceará, Fortaleza é o município com maior transparência das contas públicas, seguido de Acopiara, Guaramiranga, Apuiarés, Aurora e Pindoretama.

Alta estação
O Ceará deve receber cerca de um milhão de turistas na alta estação (de dezembro de 2015 a fevereiro de 2016), segundo estimativa da Secretaria do Turismo do Ceará. O número é 2,5% maior que o registrado no mesmo período do ano anterior. De acordo com a previsão, a receita turística no Estado deve ser em torno de R$ 2,2 bilhões.

Ocupação
A ocupação hoteleira nos três meses de alta estação deve ser de 78,3%. Para o período de réveillon, a ocupação deverá ser de 100%, de acordo com a Secretaria.

Turismo
Fortaleza foi a capital que mais evoluiu em aspectos que compõem a atividade turística no País, de acordo com o Índice de Competitividade do Turismo Nacional, do Ministério do Turismo. A pesquisa realizada pela FGV inclui a infraestrutura geral; acesso; atrativos; políticas públicas; serviços e equipamentos turísticos, entre outras. Entre as capitais que mais evoluíram, Fortaleza está no topo, e no ranking geral, com 65 cidades, está na 13ª posição.

O juro do cartão
E no mês de novembro a taxa média de juros no cartão de crédito chegou a 378,76% ao ano, o patamar mais elevado desde março de 1996. De acordo com estudo da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade, os índices de juros para pessoa física e jurídica no período são os maiores desde 2009. A tendência, segundo a instituição, é que as taxas de juros das operações de crédito voltem a subir.

Alta
Todas as seis linhas de crédito incluídas na pesquisa (juros do comércio, cartão de crédito rotativo, cheque especial, CDC-bancos-financiamento de veículos, empréstimo pessoal-bancos e empréstimo pessoal-financeiras) registraram alta nas suas taxas de juros no mês.

Mais Lidas

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img