28.5 C
Fortaleza

Privatização

 

Os poços de petróleo que a Petrobras tem nos territórios do Ceará, do Rio Grande do Norte e da Bahia serão vendidos a iniciativa privada como forma de gerar receita para cobrir os rombos já conhecidos da população brasileira e se livrar dos custos operacionais. Atualmente esses poços geram receita de petróleo para a União, royalties para os estados e municípios e os proprietários dos terrenos onde estão os chamados “cavaletes” ganham 1%.

O deputado Beto Rosado, do Rio Grande do Norte, que acompanha este assunto, disse que tudo está sendo feito em sigilo. Ele afirmou que inicialmente os poços tinham custos operacionais muito baixos por que eram rasos, mas os valores chegavam a ser onerados pelo fato das equipes da Petrobras serem mais sofisticadas e mais caras. No Rio Grande do Norte, por exemplo, a prospecção só teria chegado a 50% da capacidade da área, produzindo um volume de 50 milhões de barris.

Remédios
Os preços dos remédios poderão subir até 12,5%. Resolução da Câmara de regulação do Mercado de Medicamentos, órgão do governo formado por representantes de vários ministérios, fixou em 12,5% o reajuste máximo permitido aos fabricantes na definição dos preços dos medicamentos. A regulação é válida para um universo de mais de 9 mil medicamentos com preços controlados pelo Governo.

Mais caros
O setor já contava com um reajuste de até 12,5%, de forma a compensar a inflação do período e o aumento de custos provocado pela alta do dólar e aumentos no valor da energia elétrica.

Fusões e aquisições
O Nordeste representou 9% das fusões e aquisições no mês de fevereiro no Brasil. Nesse início de 2016, a região mantém o fôlego registrado em janeiro, quando respondeu por 10% das operações. A performance contrasta com o resultado de 2015, quando a fatia dos estados nordestinos foi de apenas 4% do setor, em média. Os números são da mais recente pesquisa de Mergers and Acquisitions, que é produzida pela PwC Brasil e acompanha mensalmente a estratégia empresarial, finanças corporativas e gestão de compra, venda e dividendos de ações.

Transações
Em fevereiro, o Nordeste ficou em terceiro lugar no País, atrás do Sudeste (61%) e Sul (14%). Já os indicadores nacionais apontam a tendência de retração econômica apontada em janeiro. O segundo mês de 2016 fecha com um saldo de 43 transações concluídas em todo o País, volume igual ao observado em 2010, porém, 20% inferior quando comparado ao mesmo período de 2015, de 54 transações.

Cerveja
A produção de cerveja no Brasil caiu cerca de 20% em março sobre o mesmo período do ano passado, ficando também abaixo do volume produzido em fevereiro e registrando o desempenho mais fraco para o mês desde pelo menos 2011, segundo dados disponibilizados pela Receita Federal.

Redução
A indústria, que é liderada pela Ambev, produziu em março 9,170 milhões de hectolitros, uma queda de 18% sobre um ano antes e de 19% sobre fevereiro. Com isso, o setor acumulou no trimestre queda de 6,7% na produção, a 33,4 milhões de hectolitros, destaca a Reuters.

Mais Lidas

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img