30.1 C
Fortaleza

Queda & coice

 

Ontem, na Assembléia Legislativa o deputado José Albuquerque recebeu, juntamente com outros colegas, uma representação de 30 prefeitos que, por proposta da Aprece, levaram àquela Casa um problema sério e preocupante, e que nos deixa pasmos diante da “gana” com que muitos prefeitos tentam se reeleger, e pré-candidatos se esganam para chegar ao poder. Segundo foi ali denunciado, o cumprimento da Lei dos Precatórios, dívidas a ser pagas pelas prefeituras, atingiu, com a força de uma tormenta os recursos das administrações.

Conforme se queixam os chefes de Executivo municipal, a Justiça bloqueou e sequestrou das prefeituras de 30% a 60% das suas arrecadações, num momento em que os gestores se encontram em dificuldades até mesmo para saldar as dívidas mais prementes. De acordo com os depoimentos dos prefeitos queixosos, a situação, na maioria dessas prefeituras, é de tal gravidade que alguns deles tiveram até de adiar o início do ano letivo porque as escolas não têm as mínimas condições de funcionar. Acrescenta que outras despesas urgentes e inadiáveis, incluindo o pagamento das folhas de funcionários, vão atrasar sem expectativa de normalização.

Diante desse clima de quase desespero, o presidente José Albuquerque propôs a elaboração de um documento com o objetivo de sensibilizar os desembargadores do TJCE, a quem cabe determinar essas cobranças. Para ele, é preciso sensibilizar aqueles que fazem o TJCE, a partir da própria desembargadora presidente Iracema do Vale, no sentido de que haja exames caso a caso, das contas precatórias a serem pagas, mesmo sabendo-se tratar-se de uma Lei a ser obedecida, mas não com o rigor que está sendo aplicada.

Os culpados Conforme afirmou na tribuna, o deputado Joaquim Noronha (PP) os menos culpados por esse desbaste nos recursos das prefeituras, não são os atuais prefeitos, mas a falta de compromisso de ex-prefeitos, e que algumas dessas contas estão atrasadas há 20, 30 anos.

Ainda sobre… esse problema, Noronha sugere que a AL faça um apelo ao senador Renan, presidente do Senado, para que apresse votação da PEC em que consta o reparcelamento dos precatórios.
Desmoralização O deputado Capitão Wagner (PR) cobra mais firmeza das autoridades estaduais, ante a notícia de que o PCC vai se reunir no Ceará, para “decretar” a pacificação das “alas” do crime.
Para o… deputado Ely Aguiar (PSDC), é difícil de entender como alguém briga para ser prefeito, sem condições. A longo prazo para investimentos em educação, saúde e segurança.

Na visão… do deputado Heitor (PSB), é difícil ver-se uma Arena Castelão ter sido entregue no prazo previsto, enquanto o “Cinturão das Águas”, obra de salvação para o Estado, ficou para 2018.
Na lata! Com uma coragem inédita, o presidente do Senado, Renan, defendeu, “na cara” da presidente Dilma, o BC independente, como ocorre em todos os países desenvolvidos.

E por falar… em coragem, o PT prepara documento com uma grave advertência à presidente Dilma: medidas visando à criação de novos impostos, é “suicídio” para o partido e para o governo dela.
Olho neles! O Ministério da Saúde joga duro com Planos de Saúde que cobram de segurados do SUS, como tem sido denunciado, e terão de ressarcir tudo o que embolsaram nessa esperteza.
Assim, não vai! O ministro Barbosa, adverte: sem reforma, a Previdência quebra em 2050. Mas, eles reagem, alegando que há muitos assuntos muito mais urgentes, e do interesse do Governo…

É com eles! Debilitada pelo “impeachment”, a presidente Dilma, em vez de encampar a defesa do “padrinho” Lula das acusações de que é alvo, “ordena aos aliados que assumam a tarefa.
Sobre o assunto… o “Chalaça” do Planalto, Jaques Wagner, da Casa Civil, justifica a cautela da Presidente; se ela “comprar” essa briga, vai ter “no colo”, o “impeachment” e o Triplex do Lula…
“Gênio” gaiato Na Rádio CBN, deputado paulista soltou esta “pérola”: “Se um barril de petróleo vale R$ 152,00, e uma saca de 100 quilos de sal grosso, R$ 250,00, é melhor explorar o sal do pré-sal!…”

“Quando lemos no Livro do Gênesis, sobre a criação, corremos o risco de pensar que Deus era um mágico com uma varinha capaz de fazer tudo”. Papa Francisco, criticando o fundamentalismo dos evangélicos.

Mais Lidas

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img