28.4 C
Fortaleza

Quem ganha com a “janela?”

A abertura hoje (e não ontem, como, num lapso, citamos) da complexa e polêmica “janela” para mudanças de partidos, abre muitas discussões em todo o País, não em relação à migração de políticos para outras siglas, mas sim no que diz respeito aos benefícios ou à utilidade prática dessa migração.

A pergunta, feita pelo ministro Gilmar Mendes, do STF, é: essa “rearrumação da bagagem” irá melhorar a situação dos partidos dando-lhes mais qualidade? Talvez isso fosse até possível, mas se houvesse, ao mesmo tempo, uma melhora considerável dos que escolhem a política como centro de suas atividades, com o devido respeito pelos bons políticos em atividade. Daí, a necessidade que têm os partidos de serem vigilantes na aceitação de quem deseja engrossar as suas fileiras. Muitas vezes, pode se tratar de figuras que causam alívio nos partidos dos quais se retiram. Para o senador Agripino (DEM-RN), seria de bom alvitre os partidos, em vez de aguardar a presença de trânsfugas, cuidarem antes, de renovar seus quadros.

O problema, nesse caso, é a dificuldade que partidos sérios têm para convencer jovens brilhantes, mas descrentes da política a ingressarem nessa atividade. No entra-e-sai, a partir de hoje, alguns partidos mais ligados ao Planalto sofrerão perdas. Mas, há exceções, como ocorre no Ceará, onde o PDT, antes com poucos bons quadros, e partícipe do governo de Dilma, vai se dar bem. Não é todo dia que um partido, de repente, passe a ser reforçado por quatro bons deputados federais e doze estaduais, obra do “fator Cid”. Se for para durar, ninguém sabe; a realidade é que o ex-pequeno o PDT vira a maior sigla Ceará.

Motivo forte A entrada do senador Cristóvam Buarque no PPS, destaque na “janela” da troca de partidos, tem, entre as motivações mais fortes a maneira como esse partido coloca-se em relação a uma necessidade urgente do País, ou seja, a reforma profunda do Estado.

Jogo duro A diretora do Procon-Fortaleza, Cláudia Santos, “jogou pesado” com 60 escolas, às quais autuou e multou por conta de listas exageradas e abusivas de material escolar.
Mais rapidez… para julgamentos de causas sobre acidentes de trabalho, que duram anos, e serão, agora, urgenciados através de PC do senador José Pimentel (PT), aprovada no Senado.
Muito elogiado… na AL, o trabalho do técnico Luís Carlos Mourão e sua equipe, na difícil elaboração do Atlas de Divisas Municipais Georreferenciadas do Estado do Ceará.

“Nó cego”… para os TREs desatarem. Por decisão do TSE, partidos, mesmo sem diretório ou comissão provisória numa cidade, poderão lançar candidatos a prefeito e vereador.
Na visão… do deputado Danilo Forte (PSB), não será possível para o Brasil retomar o crescimento perdido, sem a união de todos os partidos de oposição por essa pauta única.
Para o… deputado Fernando Hugo (SD), se o Plano Nacional da Educação não avançou, é porque o Congresso perdeu tempo discutindo matérias tipo diversidade sexual”.

Preocupa… a notícia de que vereadores como Iraguassú, Adelmo Martins, Toinha Rocha e João Alfredo não disputarão a reeleição em outubro. São peças de difícil reposição.
Novidade… na luta dos servidores estaduais pela reposição salarial de 12,67%: para o Sindicato dos Trabalhadores Fazendários – o Estado tem condições atender esse pleito.

Cegueira Causa indignação em Icó, a atitude do prefeito da cidade de não se engajar na luta por um campus da UFC, mesmo sem nenhum sacrifício para a municipalidade.
E a propósito… da burrice endêmica em algumas regiões, a Ibiapaba poderá perder campus prometido pelo reitor Jesualdo. O motivo é ridículo: os prefeitos brigam pela reitoria!…
Explique-nos Na AL, o deputado Heitor (PSB) indagou da PMF sobre o pagamento de R$ 2,26 por quilo de lixo recolhido no IJF, se o Estado paga apenas R$ 0.35 pelo mesmo peso…

“O futuro da humanidade está nas mãos dos que são capazes de transmitir às gerações de amanhã razões de vida e de esperança”. Cardeal Karoll Wojtyla, papa João Paulo II (1920-2005).

 

Mais Lidas

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img