30 C
Fortaleza

Quem sobrará?

Na sua afinada e mordaz ironia, o jornalista Aparício Torelly, conhecido como o Barão de Itararé, advertia que, se a corrupção, principalmente entre os políticos, “não demora chegar o tempo em que nem mais eleitores honestos terão as nossas eleições”. Exageros a parte, o impagável gozador parece que começava a adivinhar que o país, muito antes que se esperava, caminha hoje nesse rumo. Isso, diante da queda de pedras de dominó em que se transformou a onda de escândalos denunciados.
A impressão que se tem ao conferir nas páginas dos jornais e revistas a sequência de escândalos e o rol dos seus personagens, é a de que temos pela frente uma infindável lista telefônica, tantos são os políticos empresários envolvidos. Assim, não é mais exagero manchetes e títulos de artigos publicados em que seus autores, como que pasmos, indagam: “Quem vai sobrar?” É claro que ainda existem honrosas, mas raras exceções em meio a esse processo gigantesco. O problema é até quando eles estarão a salvo.
Segundo o ex-deputado Iranildo Pereira, uma das vantagens dessa inacreditável situação é que, quanto menos sobreviventes desse terremoto devastador de políticos e de empresários mais fácil se tornará, finalmente, elegerem-se pessoas mais confiáveis. Os agravantes dessa situação são muitos, entre estes, a falta de uma reforma política capaz de varrer partidos e politiqueiros dessa atividade, assim como escoimar quem ingressa na política não para servir, mas fazendo dela a mais bem paga de todas as profissões.

SEM ELES – Segundo se informa o deputado Danilo Forte, do PSB, o mais ativo do Estado, deverá reinaugurar o estratégico posto da Polícia Rodoviária Federal, localizado no distrito de Croatá, município de São Gonçalo do Amarante, crucial para o combate a crimes de trânsito, combate ao contrabando e proteção contra os ladrões de cargas. Em tempo: não há notícia de que a dupla Lula-Dilma fale em re-reinaugurar aquele posto…

PROJETO DELE – Mostrando incansável atividade política, o ex-governador Lúcio Alcântara foi à Brasília para tratar de assuntos importantes, inclusive, o Instituto do Câncer, que ele preside, mas também para batalhar pela aprovação de importante projeto de sua autoria, ainda quando senador, ou seja, a criação do Código de Defesa do Usuário do Serviço Público, instituição que nem sempre respeita o cidadão comum.

IMPORTÂNCIA – Na AL, o deputado Ely Aguiar (PSDC) defende uma defesa mais eficiente daquela Casa às ações da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Ceará – FCDL, entidade heróica no momento crucial em que o país luta contra o desemprego. Vale lembrar o que tem dito o presidente da FCDL, Freitas Cordeiro, quando adverte que é o comércio lojista que, em plena crise, mais emprega no país.

HUB EM DOBRO – Com a situação do Aeroporto Pinto Martins em dúvida sobre a sua concessão a questão do HUB da TAM foi colocada em banho-maria. Concretizada a concessão para a empresa alemã, o tema volta à tona, sabendo-se agora da possibilidade da instalação de uma HUB do Pinto Martins e outra no Complexo Industrial e Portuário do Pecém, onde poderá ser construído outro campo de pouso, só para aviões cargueiros.

NÃO TEM JEITO – No Brasil, é assim: o senador Renan Calheiros, réu da Lava Jato, e ex-presidente do Senado, mesmo “por baixo, fica cutucando”. A sua mais recente presepada é a tentativa da recriação do extinto Ministério dos Portos, para aumentar a cota de pastas para o PMDB. Ou seja, enquanto o presidente Temer prometeu reduzir pela metade os ministérios e outras “bocas”, Renan quer re-implantar mais uma…

ALÔ, PREFEITOS IMPROBOS! – O TCM cria um grande empecilho às ações irregulares de prefeitos que não honram seus mandatos. Aquele órgão fechou com o Ministério Público Federal termo de cooperação técnica, segundo o qual, o MPF passará a ter em seu poder todo o arsenal de dados do Sistema de Informações Municipais – SIM, e do Portal de Licitações Municipais. Agora, roubar será grande risco.

Mais Lidas

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img