27.8 C
Fortaleza

“Quermesses”, a saída

Começa a atingir níveis preocupantes, o pânico que assola todos os partidos políticos, diante de uma cruel expectativa, ou seja, a “liseira” com que terão de encarar o próximo pleito eleitoral. Entre os muitos motivos para esse clima de insegurança e de pessimismo, está a dura realidade de que eles não mais terão as pomposas doações de empresas, que era a festa dos doadores e dos beneficiados. Pelo menos sob esse aspecto, há esperança de que esteja encerrado o ciclo das doações em troca de benefícios nos parlamentos e nos ministérios. Mas há outro motivo de pesadelo para quem faz política.

Trata-se do risco de a presidente Dilma simplesmente vetar o novo e gordo fundo partidário, aprovado quando as nuvens sobre a economia nacional e as finanças do Governo ainda não turvavam os céus da política. É tido como certo que Dilma não irá sancionar um fundo partidário de R$ 819,1 milhões, que antes era de R$ 311,6 milhões, um aumento de “apenas” 163%..

Ante essa calamitosa quebradeira, abre-se um momento em que os muitos e angustiados dirigentes partidários terão de mostrar criatividade, ou “fechar pra balanço” alguns partidos, o que não seria nada mal… Conscientes dessa realidade, o PT, malandro como sempre, apela para afiliação de funcionários de cargos bem remunerados, Dá para entender. O PRB, mesmo aliado do “bispo” Macedo, apela ao eleitorado para que o “ajude a crescer”. E assim, sucessivamente. Segundo a “filosofia” do notório “fabricante” de partidos, Kassab, a quase falência é geral, e não respeita nenhum partido. Para o ex-deputado Antonio Câmara: se nada mudar, muitos partidos terão de apelar para as “quermesses”…

Grande nome A Procuradoria de Crimes Contra a Administração Pública – Procap, tem novo comando, na pessoa da competente procuradora pública Vanja Fontenele, presença oportuna para a batalha a ser ampliada contra maus gestores municipais em final de suas gestões.

Civilidade… em política, é isso! O governador Camilo (PT) recebeu, no Abolição, o seu adversário, senador Tasso. Além de outros temas, falaram da defesa de projetos para o Ceará em Brasília.

A debandada… de muitos prefeitos (eles já são 21 no Ceará) em relação às suas reeleições em conseqüência das dificuldades é nova uma preocupação para os partidos aos quais eles pertencem.

Sobre o tema… dizia na AL o prefeito de um grande município que, se o FPM e outras fontes não melhorarem, ser candidato este ano, passará a ser insensatez ou simples espírito de aventura;

É preciso mais Com os 747 aprovados para o Curso de Formação da Polícia Civil, Governo aumenta em 30% o efetivo daquele setor. Mas, é sabido que a carência de policiais é bem maior.

Batalhando Ontem, em Brasília, o presidente da Federação Nacional de Hospitais, Aramicy Pinto, tratou, no Ministério da Saúde, sobre hospitais de saúde infantil, saúde mental e maternidades.

Em sua… curta permanência na AL, o suplente de deputado Leonardo Araújo (PMDB) ganhou pontos, na defesa da MP que trata da renegociação de dívidas rurais, finalmente aprovada.

O Comitê… Central de Previdência e Redução de Homicídios contra Adolescentes, que funcionará na Assembléia Legislativa, terá o total apoio do titular da SSPDS, Delci Teixeira.

O referido… comitê, mais uma idéia construtiva do presidente Zezinho, será instalado no dia 02 de fevereiro, será presidido pelo deputado Ivo Gomes, que apresentará, em julho os resultados dos estudos.

Antiroubo Equipe da SER-IV interditou o estacionamento do Aeroporto Internacional Pinto Martins, onde a Master Park usa e abusa do direito de “assaltar” donos de veículos com preços escorchantes.

Estratégia Membros do PMDB-CE, cientes de que em sua peregrinação pela sua reeleição para o comando nacional da sigla, o vice-presidente Temer valorizará, ao máximo, prefeitos da sigla.

Mais uma… medida para infernizar a vida dos governadores; Está para ser aprovado PL que “obriga” esses gestores a pagar em dia a todos os seus fornecedores, com ou sem a grana federal….

“Uma das grandes vergonhas que o Brasil ‘herdou’ do ‘mensalão’ e poderá ‘herdar’ do ‘petrolão’, é o ex-presidente Lula não ser investigado em nenhum inquérito”. Reynaldo Azevedo, colunista da “Veja”.

Mais Lidas

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img