26.1 C
Fortaleza

Risco que as mulheres grávidas estão passando

Sempre tive o pensamento que se algum dia engravidasse teria a gestação tranquila e feliz. Realmente aconteceu como previa. Me achava a mulher mais linda do mundo, nunca me produzi tanto como naquela época, porque não tenho muita paciência para isso, é altamente cansativo viver impecável. Tinha também uma energia para trabalhar fenomenal e tudo que planejava dava certo. Psicologicamente o estado de gravidez me fazia muito bem. Além de que acreditava Plenamente, que teria meus filhos igual como a minha mãe nos teve, parto normal, sem nenhum problema. Em 1997 engravidei. Tudo às mil maravilhas no pré-natal.

Quando chegou na hora do parto fui para o hospital, o melhor que tinha em Fortaleza, havia acabado de inaugurar, Hapvida, na Avenida Aguanambi. Ele era altamente equipado, luxuoso, parecia um hotel cinco estrelas, mas não tinha o principal, médico obstetra de plantão para atender qualquer emergência. O médico Cláudio Silveira foi o obstetra particular e seu irmão, por exigência dele, era o neuropediatra Fernando Silveira Filho. Os dois irresponsáveis não assistiram meu filho como deveria. A criança passou do tempo, engoliu o líquido amniótico e abandonado no berçário, não foi aspirado e faleceu após três dias de nascido. Sobreviveu estes dias graças ao fantástico médico Dr. Sulivan Mota, que fez de tudo para a criança não morrer. Como tenho a cabeça fresca, um mês depois estava grávida e hoje minha filha linda, inteligente e competente. Nasceu de uma cesária, e já tem 30 anos.

Relembrei este momento de minha vida, que já havia apagado da memória, porque não quero que novas mães passem o que passei. Existe uma determinação na saúde pública que só deve ser realizado parto normal, cesária quase nunca. Explicação: “o normal faz bem para a criança e é melhor para a paciente”. A afirmação seria consistente se houvesse, mensalmente, acompanhamento do profissional com a ajuda de uma ultrassonografia para analisar a evolução do nascituro. Esta não é a realidade de nossa saúde pública. Apenas uma ultrassonografia é solicitada durante os nove meses de gravidez, isto quando há no município o aparelho. Mulheres estão tendo filhos nos corredores desassistidas por falta de um profissional e de um leito.

Ontem, ao tomar minha primeira refeição, fui surpreendida com a minha secretária chorando. Sua filha, com oito mês de gravidez, sofreu um derrame e está com princípio de eclampsia. O médico do posto Gonzaguinha, mesmo com a paciente neste estado, mandou retornar para casa para ficar em repouso absoluto a espera de realizar o parto normal. Providenciei uma consulta particular com um ginecologista competente e o diagnóstico foi: “Volte ao posto, entregue esta declaração para o responsável fazer seu parto, porque você e seu filho estão correndo o risco de morte”.
Isto é um absurdo! Duas vidas sendo leiloadas em função de enxugar as despesas com a saúde. A saúde brasileira agoniza em todo o País por longas datas, por causa da corrupção e má gestão dos responsáveis.

No momento que estou fechando esta coluna rezo e peço pra Deus que conscientize ao médico de seu dever, manter a mãe viva e realizar o parto, porque senão será mais um criminoso neste país de inúmeros já existentes.

Promoção de Natal do SENAI e IEL

O Natal está chegando e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Ceará) e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará) prepararam presentes especiais para iniciar 2019 transformando a carreira profissional dos trabalhadores e executivos das indústrias. Até o dia 31 de dezembro, enquanto houver vagas disponíveis nas turmas, para obter desconto de 30% basta utilizar o cupom Natal Senai 2018 e Natal IEL 2018 no e-commerce e presencialmente nas unidades do Senai Ceará. No Senai Ceará, o desconto é válido para cursos de todas as modalidades, exceto cursos técnicos e EaD. No IEL Ceará, todos os cursos estão com desconto, exceto MBA.

Ser honesto é legal?

Este foi o tema do um concurso realizado pelo Ministério da Transparência e Controladoria Geral da União (CGU) que foi buscar respostas com alunos de todas as regiões do país. A cearense, de 17 anos, Ana Vitória de Oliveira Marques dissertou sobre o assunto e teve sua redação premiada. O Concurso de Desenho e Redação é realizado anualmente e busca despertar, nos estudantes de escolas públicas e privadas de todo o país, o interesse por assuntos relacionados à ética e a cidadania por meio da reflexão e do debate desses assuntos nos ambientes educacionais, na família e na comunidade. Crianças e adolescentes de todo o país participaram da disputa, que teve um total de 591.473 estudantes mobilizados.

Mais Lidas

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Vegetação da Base Aérea de Fortaleza é atingida por incêndio na noite desta terça-feira (13)

O fogo se rapidamente se alastrou em um canteiro próximo ao muro da base. Até o momento não há registro de vítimas.
spot_img