30.1 C
Fortaleza

Saúde, um caos sem cura

Os profissionais da saúde, dirigentes de hospitais e as pessoas necessitadas de tratamento vivem um caos nunca imaginado e de solução cada vez mais difícil. Foi o que, em resumo, afirmou, em nosso programa na Assunção AM, a Dra. Mayra Pinheiro, médica intensivista e neuropediatra, presidente do Sindicato dos Médicos do Ceará, tendo em vista a catastrófica situação em que se encontra esse setor em nosso estado.

Uma das muitas motivações para essa indignação, que é também de todos os cearenses, é a polêmica decisão do titular da Saúde do Estado, Henrique Javi que, alegando contenção de gastos, proibiu de trabalhar no Hospital de Messejana os médicos cooperados. Naquele hospital, referência nacional em cirurgias, existe uma grande fila de pessoas aguardando cirurgias urgentes e que, se não forem operadas, correrão grande risco de vida. “Hoje mesmo, afirma a Dra. Mayra, testemunhamos naquele hospital o triste espetáculo de uma imensa fila, nos corredores e até sob as árvores do pátio”.

Esse estado caótico, que atinge de cheio a cidade de Fortaleza, envolve os grandes hospitais estaduais e municipais. Tal estado de coisas é do conhecimento do governador Camilo que, segundo a presidente do Simec, tem recebido as instituições sindicais, que lhe passam toda a realidade. Para ela, em momento de tal dramaticidade, que exige medidas em curto prazo, em vez de um novo IJF, a saída mais prática para aliviar o sufoco geral, seria fazer o que a classe médica propõe e defende, ou seja, melhorar o velho IJF, e dar condições de funcionamento aos Frotinhas e Gonzaguinhas de Fortaleza. São sugestões dignas de acatamento, e para já.

Pressões Para a Dra. Mayra Pinheiro (foto), se há recursos aprovados para a saúde, que a bancada federal pressione o Governo pela liberação, pois, além do mais, prefeituras falidas, com hospitais sucateados, só têm uma saída que só agrava tudo: mandar seus doentes para Fortaleza.

“Fogo na… coivara”, é o que vai enfrentar, quando tiver que encarar, de frente, nada menos do que Mova-Se, CUT e Sindicato Apeoc, juntos e “em coro”, por reajuste salarial.
Uma “atração”… quando for aberta a “janela” da troca de partidos no Ceará, será o deputado Vítor Valim. De saída do PMDB, ele busca nova sigla. Só não suporta a ideia de ser vice…
Humanismo Hoje, em torno da Santa Casa, titular da Secretaria de Políticas contra as Drogas, Míriam Sobreira, comanda o programa “Corre pra Vida”, de apoio aos drogados da área.

A penosa… recuperação de moradores de rua, quase sempre usuários de drogas, inclui tratamento psicológico, prevenção e cura de doenças, e dignidade para retornar à vida.
Unificação, mas… O governador Camilo se empenha pela unificação PT-Fortaleza e PT-CE. Mas, para analistas, um ponto é certo: a sigla teria que aceitar a vice do prefeito RC.

O governador… Camilo irá à AL, no retorno aos trabalhos, onde mostrará o balanço-2014, e projeções para 2016. Só não se confirma o tradicional almoço para os deputados, no Abolição.
Avaliando O deputado Roberto Mesquita (PV), ao concordar com candidaturas de pequenos partidos, diz ser este o único momento para que o partido conhecer o seu tamanho.

Haja corrupção Segundo a Transparência Internacional, o Brasil, com os escândalos investigados pela Lava Jato, é o 76º no “ranking mundial da corrupção”, entre 167 países avaliados.
Tática de “nanico” Visando à eleição para a CMF-6: o minúsculo PPL já fechou questão sobre um ponto sobre o qual não abre mão: candidato, só quem teve pequena votação no pleito de 2012…
Acredite! O “polonês” Lewandowski, presidente do STF, afirma, sem pejo: “Não existem elementos que justifiquem o afastamento do deputado Eduardo Cunha da Presidência da Câmara”!…

“Políticos no Brasil, não são eleitos por pessoas que lêem jornais, mas pelas que se limpam com eles”. Fernando Alvez Van Noble, publicitário e artista plástico carioca…

 

Mais Lidas

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img