27.1 C
Fortaleza

Sem ética e sem vergonha

No Japão, se um presidente do legislativo fosse flagrado com conta não declarada na Suíça, não restaria um só congressista vivo. Seria um “seppuko” (ou harakiri) coletivo. Referia-se ele ao suicídio ritual, praticado no Japão, por motivos de desonra ou crime público. A declaração foi feita por um empresário japonês em conversa com o jornalista brasileiro Lucas Tauíl de Freitas, repórter correspondente do jornal argentino El País, na Nova Zelândia. Tratava-se de um comentário ao “rolo” em que se meteu o deputado Eduardo Cunha (PMDB), presidente da Câmara dos Deputados, do conhecimento de todos no Brasil. Não seríamos tão radicais, e até desumanos, se desejássemos esse “seppuko” coletivo na Câmara, e nem solitário, do parlamentar peemedebista. Mas haveria outras saídas com que iniciar a limpeza da honra do nosso parlamento federal e da nossa política. Em 1946, o deputado Barreto Pinto (PTB-RJ), por exigência do fotógrafo Jean Manzon e do jornalista David Násser, da revista “O Cruzeiro”, de maior circulação nacional, aceitou ser fotografado de cuecas e fraque, em sua residência, para uma reportagem. Resultado: ele teve o mandato cassado três anos depois, em 1949, em sessão secreta da Câmara, no Rio. Apesar de toda a defesa patrocinada pelo seu correligionário ex-presidente Vargas, prevaleceu a tese da falta de decoro. Este caso, que ficou na História Política do País, bem que poderia servir de exemplo para os deputados a quem caberia punir Cunha. Só que, como diz o jornalista Lucas Tauil, vivemos, infelizmente, na “República dos Rabos Presos”.

Coragem muita! Em meio à guerra étnica e religiosa entre muçulmanos e católicos na República Centro-Africana, o papa Francisco teve a coragem que outros estadistas não tiveram: misturou-se aos dois lados pedindo-lhes que agissem “como irmãos”, e ainda visitou uma mesquita muçulmana!

Mais saúde O deputado cearense Odorico Monteiro (PT) será um dos debatedores, hoje, durante o Fórum Internacional de Sistemas de Saúde Comparados, na Câmara dos Deputados.

Com Evandro Hoje, no Auditório Murilo Aguiar, da AL, o líder do Governo, Evandro Leitão, discute, com as esposas de PMs as novas regras pensão por morte, relativa às mulheres pensionistas.

LOA & PPA A Comissão de Orçamento, Finanças e Tributação definiu os relatores da Lei do Orçamento Anual – LOA, que prevê orçamento de R$ 24,3 bi para 2016 e o Plano Plurianual.

Trata-se… do maior orçamento da História do Estado, que seria uma fortuna incalculável, se não fosse a crise financeira, que causa abalos à economia nacional, dos estados e municípios.

Uma pedra… no caminho de Ciro Gomes, em relação aos seus planos presidenciais. Para o senador Cristóvam Buarque, “com ele, teríamos um candidato perdido na lama do governo atual”.

Providencial… para o Ceará, tem sido a presença do deputado André Figueiredo no Ministério das Comunicações. Ele já liberou R$ 507 mi, para o Estado ter acesso total à Internet até 2016.

Ingratos… No episódio da manutenção da prisão do senador Delcídio pelo Senado, os senadores ignoraram apelo da esposa do senador, Mayka, para que votassem pela sua libertação.

Naquele momento… segundo imaginava, a senhora Mayka esperava um mínimo de gratidão de muitos dos senadores, o que não houve. “Só liguei para quem devia a ele grandes favores”, lamentou ela.

Apelo Em Brasília, o reitor da UFC, Henry Campos, tratou junto ao ex-reitor Jesualdo, hoje secretário do Ensino Superior do MEC, sobre a gravíssima situação do Hospital Universitário.

“Essa escalada de denúncias de todos os tipos de corrupção retrata um país de ladrões impunes”. Ex-senador Pedro Simon (PMDB-RS) sobre o momento político do Brasil.

Mais Lidas

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Vegetação da Base Aérea de Fortaleza é atingida por incêndio na noite desta terça-feira (13)

O fogo se rapidamente se alastrou em um canteiro próximo ao muro da base. Até o momento não há registro de vítimas.
spot_img