25.1 C
Fortaleza

STF – A última esperança

O Brasil, louvado pelo cantor compositor Jorge Benjor, em sambalanço de 1969 como “país tropical, abençoado por Deus”, e mesmo tendo sido “inaugurado” no dia 26 de abril de 1500 com uma missa, carece de muita reza, ante à atípica situação em que se acha. Numa visão panorâmica sobre os demais países, nenhum deles, seja república, monarquia, ditadura ou democracia atravessam a rota pantanosa que atravessamos. Com uma presidente sem qualidades de gestora, e sob ameaça de “impeachment” vivemos ameaçados pela carantonha do desgoverno, inflação e depressão. Completando esse quadro negativo, vivemos um espetáculo inédito, com os presidentes da Câmara, Eduardo Cunha, e do Senado, Renan Calheiros, à beira da cassação, investigados pela operação Lava Jato. Ante este cenário sinistro, e com um Legislativo desacreditado, resta uma luz no horizonte, uma última esperança chamada de Supremo Tribunal Federal.

Referimo-nos ontem à nomeação de alguns dos seus ministros por presidentes petistas, mas sem nenhum sentido depreciativo sobre aqueles mestres do mais alto saber jurídico, e, antes de tudo, patriotas, sem culpa por essa falha na nossa Constituição, que bem poderia ser similar à dos EUA. Na atual circunstância, é difícil concordar com o ministro Gilmar Mendes, quando acusa de “bolivariana” a decisão do STF sobre atribuições internas da Câmara dos Deputados.

Comparar a nossa corte suprema com a submissa similar da Venezuela é, no mínimo, inconsistente. O sensato, agora, é confiar na grandeza cívica daqueles que constituem a instância mais alta da Justiça, última tábua de salvação para impedir a derrocada política e ética da Nação.

Clarividência Convencido de que a vazão de água da transposição prevista pela Agência Nacional de Águas – ANA será insuficiente para o Nordeste, o deputado Raimundo Matos colocou R$ 600 mi iniciais no orçamento-2016. para a transposição do rio Tocantins para o Rio São Francisco.

É sério! I Lembra o ex-governador Lúcio Alcântara: o Fundo de Inovação Tecnológica – FIT foi criado durante o seu Governo. O que a AL aprovou foi uma versão atualizada.

É sério! II Ainda sobre o assunto, Lúcio diz que na gestão Cid o dinheiro do FT foi deslocado para o caixa do governo, deixando os empresários empreendedores sem esse benefício.

Liderança… é isso! No fim da semana, o deputado Audic Mota (PMDB) reuniu todas as lideranças políticas de Tauá, quando foi fechado acordo para candidatura única em 2016.

Time forte No referido evento de Tauá, ficou também evidente que o acordo, ali firmado, terá apoios poderosos, como do senador Tasso Jereissati e do ex-deputado Roberto Pessoa.

Interesse nosso Por ocasião da última reunião do ano da presidente Dilma com a sua equipe econômica, foi incluída a concessão de aeroportos, inclusive cearense Pinto Martins.

Avaliação Para analisar e avaliar as promessas não cumpridas da presidente Dilma para 2016, o PSDB nacional terá reunião em Brasília, com representantes de todos os estados

Motivos… são muitos. O deputado Raimundo Matos recorda que Dilma prometeu não cortar recursos para endemias, mas cortou, e o mosquito da dengue põe em pânico o País.

Sem ligar… se o governador petista Camilo apoiará o prefeito RC-2016, a facção mais à esquerda do PT trabalha com desenvoltura o lançamento de uma candidatura própria.

Embora insista… que quer apoiar a reeleição do prefeito RC, o presidente do PPS, Alexandre Pereira, tem seu nome insistentemente lançado pelo deputado federal Moses Rodrigues.

Imperdível Está na Internet o livro da jornalista Luíza Helena Amorim, com a biografia da jornalista Adísia Sá. Obra imperdível, pode ser baixada em download, gratuitamente.

“O país só crescerá politicamente, quando os partidos se conscientizarem da importância da lisura dos candidatos que apresentam ao povo”. José Martins Rodrigues (1901-1976) advogado, político e jornalista, fundador de “O ESTADO”.

Mais Lidas

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img