30 C
Fortaleza

TCU exige demissão da turma de Tiago Cedraz

Eu asseguro: em 2018 nós vamos
ter candidato à Presidência
Vice-presidente Michel Temer, em Santa
Catarina, sobre o PMDB, partido que preside

Os ministros do Tribunal de Contas da União (TCU) estão à espera de que o presidente, Aroldo Cedraz, demita três titulares de cargos de direção, dois dos quais indicados por seu filho, advogado Tiago Cedraz, várias vezes citado e alvo de mandado de busca na Lava Jato. Um deles, Daniel Maia, é íntimo e concunhado de Tiago, titular da estratégica secretaria que monitora toda a área de energia do Governo Federal.

Acordo não honrado
A demissão da dupla foi acertada antes da recondução de Aroldo Cedraz ao cargo, mas o presidente do Ttribunal de Contas da União (TCU) reluta em honrar o acordo.

Neonepotismo
Alguns ministros reconhecem que Daniel, o concunhado, é competente, mas a relação familiar pesa contra ele.

Compadrio
Experiente ministro diz que há no TCU a “forte percepção” de que Aroldo Cedraz não segue critérios de meritocracia, e sim de compadrio.

Baixou o nível
Outro ministro afirmou observar que os melhores quadros recusam função de direção e que, hoje, um segundo time dirige o TCU.

Responsável, mas nem tanto
O Grupo de Transportes Especiais da Força Aérea Brasileira, que cuida dos aviões que servem às autoridades, também não comentou o caso.

Não tá comigo
A Força Aérea passou a bola para a Presidência da República. O Ministério da Defesa também não quis explicar o que aconteceu.

Susto
O luxuoso jato Airbus A319 de Dilma, comprado por Lula por R$ 156 milhões, é considerado um dos mais seguros do mercado da aviação.

Lula, o usufrutário
Com tantas testemunhas que o colocam na “cena do crime”, o tríplex no Guarujá, Lula deve dizer que não é dono do apartamento de luxo, só o “usufrutário”. Como Eduardo Cunha, no caso das contas na Suíça.

Cumprimentos
Mesmo internado no Sírio Libanês, após cirurgia no ombro, e ao contrário de Dilma, o ex-presidente José Sarney (PMDB) enviou saudação ao novo presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa.

Mosquito errado
Durante coletiva nessa quinta (28), sobre a guerra ao mosquito, o ministro Eduardo Braga (Minas e Energia) repetiu nove vezes “Aedes egípcio”, em vez de “Aedes aegypti”, o mosquito da dengue e da zika.

Fio de
esperança
Está dura a vida dos tucanos em São Paulo, que não se entendem sobre a candidatura a prefeito da cidade. O deputado Ricardo Tripoli garante que terá fôlego para disputar contra a fortalecida Marta Suplicy.

Placar
Conta-se no PMDB que Hugo Motta (PB), em disputa pela liderança da sigla, já tem mais votos na bancada mineira do que Leonardo Quintão (MG) teve em 2015. Quintão pulou fora da disputa semana passada.

Lembrou outra tragédia
Quase ocorreu uma tragédia no aeroporto de Congonhas, nessa quarta (27). Pelas 18h30, o voo 6064, da Avianca, teve de abortar a decolagem, em alta velocidade, pois os controladores “não haviam visto” um outro avião descendo. Não fosse a perícia do piloto, o choque seria fatal.

Férias estendidas
A Câmara não retomará a normalidade na próxima semana, em razão das mudanças no rito do impeachment. Muitos deputados já pensam em emendar a primeira semana de trabalho do ano com a do Carnaval.

Agenda remarcada
O receio de perder a presidência do PMDB interferiu até no encontro que Michel Temer terá com o Joe Biden, vice-presidente dos EUA. Temer deveria se reunir com Biden em fevereiro, mas, em campanha para manter o comando do PMDB, o encontro só sai no meio do ano.

Pensando bem…
…na primeira reunião do Conselhão, desde 2014, Dilma distribuiu jujuba e água. Resultado: já pode pedir emprego de motorista no Uber.

Nada como ter paciência

A mudança de comportamento do PT, desde que passou a Governo, faz lembrar uma historinha que era contada há tempos, em Brasília, pelo jornalista e advogado Edísio Gomes de Matos. Ele se lembrava de um tio, no interior do Ceará, que tinha uma farmácia onde se jogava bicho. Um candidato a governador fez a campanha anunciando que ia acabar com o jogo do bicho e ganhou. Edísio procurou o tio, preocupado, para saber como ele se sentia diante da vitória do adversário. E o tio, sábio, respondeu:
– Não se preocupa, não, menino… Todo governo novo fica velho.

Mais Lidas

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img