27.1 C
Fortaleza

Tin Gomes vai disputar Prefeitura de Fortaleza

Falando aos jornalistas que o procuraram nas últimas horas, inclusive, este repórter e mais o companheiro Marcos Saraiva (do Jornal O Estado impresso e internet), sistema antoniovianaonline-www.avol.com.br e Política Especial, na Cidade AM 860, o vice-presidente da Assembleia e presidente estadual do PHS, Tin Gomes, confirmou sua postulação à Prefeitura Municipal de Fortaleza, nas eleições de outubro vindouro. Destacou que no momento “estamos cumprindo todos os rituais das novas leis que regem a política e as campanhas em nosso País, portanto, acabamos de passar a chamada janela partidária e agora entramos na chamada pré-campanha, com o anúncio dos nomes a este e ou àquele cargo, que só confirmarão após as convenções partidárias”.

Tin Gomes (foto) revelou mais uma vez, que é orientação nacional do partido ter candidaturas próprias nas capitais e na maioria dos municípios brasileiros “claro, onde o partido tiver condições – é o caso de Fortaleza”. O parlamentar não esconde as dificuldades de uma campanha majoritária, pois, envolve potencialidade eleitoral, apoiamento e gente para trabalhar, “estamos tentando viabilizar a chapa do PHS e outros partidos aliados e pretendemos cuidar das pessoas”. Além de Tin, outros nomes começam a ser tidos como certos para as disputas em Fortaleza.

O próprio prefeito Roberto Cláudio (PDT), “candidatíssimo à reeleição, principalmente, agora, com o grande apoio que recebeu na Câmara, onde o seu partido chegou aos 18 vereadores, à frente o presidente Salmito Filho; mais, o deputado Capitão Wagner, pelo PR, e o deputado Heitor Férrer, pelo PSB”. Outros nomes ainda são meras especulações. Claro, voltaremos ao assunto.

Agradecimento
É com grande satisfação que agradecemos (Marcos Saraiva e Antônio Viana)  o recebimento do Ofício nº 0054/2016/AL do primeiro secretário da Assembleia Legislativa do nosso Estado,  que atendendo ao Requerimento nº 526/2015, de autoria do nobre deputado Fernando Hugo e aprovado em plenário, faz constar  nos anais  da casa legislativa  a matéria que publicamos em nossa coluna de título  “Jovem Advogado é Destaque da Assembleia em 2015” onde fazemos menção ao jovem advogado e deputado Leonardo Araújo Souza (PMDB) publicada no dia 18 de novembro próximo passado. Para nós, homens de impressa, é sempre um prazer ver os nossos trabalhos reconhecidos e além de nos encher de alegria nos torna cada vez mais responsáveis e comprometidos em levar aos nossos leitores a singularidade, a veracidade dos fatos com total isenção e responsabilidade.

Açudes
De acordo com a Companhia de Gestão de Recursos Hídricos do Estado (Cogerh-CE), 127 açudes cearenses estão operando com volume inferior a 30% da capacidade máxima. A situação é crítica, visto que um total de 153 açudes são monitorados. Ou seja, 83% dos açudes no Estado estão com seus reservatórios em alerta de baixo funcionamento. O maior açude do Ceará, o Castanhão (região do Médio Jaguaribe), opera com apenas 9,54% de sua capacidade total (6.700 hm³). Outros que estão na mesma situação: Trussu (Alto Jaguaribe), com 21,72%; Cedro (em Quixadá), com apenas 0,51%; e o Édson Queiroz (Vale do Acaraú), com 14,64%. Castanhão – Localizado no município de Alto Santo, distante 230km da Capital, o açude Castanhão já chegou a funcionar com 97,82% (6.554 hm³) de sua capacidade, em 16 de maio de 2009. A partir do dia 19 de junho de 2011, há quase cinco anos, o Castanhão seguiu em queda constante. Nesta data, o açude operava com 5.543 hm³, 82,73% da capacidade total. Há um ano, dia 20 de março de 2015, seu volume era de 1.513 hm³ (22,59%), mais que o dobro da marca atual (639 hm³; 9,54%). A queda foi de 13,05%. A oscilação negativa continua. De 1º de janeiro deste ano até hoje, 23, a queda foi de 1,53%.

Videoconferência
O Conviva Educação promoverá, no próximo dia 30 de março, uma videoconferência sobre o Plano de Ações Articuladas (PAR). A ação é uma oportunidade para que dirigentes, gestores, técnicos e equipes das secretarias de educação saibam mais sobre o Plano, além de poder entender como elaborá-lo e de que forma ele deve estar alinhado com as metas do Plano Municipal de Educação (PME). A videoconferência será realizada às 15 horas e contará com a participação do presidente do FNDE, Idilvan Alencar; da diretora de gestão do FNDE, Renilda Lima; e do presidente da Undime de Tabuleiro do Norte (CE), Aléssio Costa Lima.

Mais Lidas

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img