27.1 C
Fortaleza

Um 13 que preocupa

Com o País mergulhado numa crise política, econômica e ética que se agrava a cada dia, o próximo domingo (13), é mais uma data preocupante. Talvez uma das mais preocupantes do ano, se as perspectivas não mudarem. O problema está na campanha nacional do movimento “Vem pra rua”, que coordena a divulgação de manifestações contra o Governo, para a referida data. A situação era calma, até a semana passada, antes de o ex-presidente Lula ser levado a depor coercitivamente.

O próprio comando nacional de o PT estaria recomendando lideranças e militantes a ficar em casa, evitando, assim, confrontos que só agravariam o que já complicado. Mas, veio o ato coercitivo do MPF, e, de repente, as coisas mudaram de rumo, em consequência da maneira explosiva como Lula reagiu, pronunciando um discurso incendiário, que contamina grande parte dos seus admiradores mais radicais país a fora (e que nem são mais tantos). Ao se “recandidatar” à Presidência, Lula sinalizou aos seus partidários para que também vão às ruas para defendê-lo. Essa situação é tudo o que a presidente Dilma tem afirmado não querer, ou seja, mais confrontos para perturbar a serenidade cobrada por ela para poder governar. Essa calmaria desejada será comprometida, se os defensores do “impeachment” forem provocados e desafiados. Mas, Lula parece sentir saudades de bajuladores e das loas partidas deles. Se Dilma apelar a Lula para que refreie os ânimos dos seus seguidores, e se ele atender, muitas conseqüências desagradáveis serão evitadas. Mas, para isso, será preciso ver até onde ele consegue segurar as rédeas de agitadores profissionais “placas brancas” da CUT, UNE, MST e outros do mesmo naipe.

Urgência urgentíssima Ontem, em Brasília, o secretário de Recursos Hídricos, Francisco Teixeira, negociou com o Ministério de Planejamento a permissão para empréstimo de US$ 200 milhões a ser usado nas obras da conclusão do “Cinturão das Águas”, fundamental para a transposição, no Ceará.

Referido empréstimo… será junto ao Banco Latino-Americano de Desenvolvimento – CAF. Para Teixeira, sem o “Cinturão…” pode complicar-se a distribuição das águas do São Francisco no nosso estado.

Demora demais… a AL, na questão da aprovação de lei para o bloqueio de sinal de celular nos presídios do Ceará, o que dá chances à oposição, para culpar o Governo pelo aumento da violência.
Causa “muxoxos”… entre políticos e imprensa o ”ultimatum” do deputado Elmano Freitas (PT) ao governador Camilo, ou seja: ela apoia o candidato do PT-Fortaleza, ou… cruza os braços!…
Culpa dele O deputado Guimarães, “cheio de pernas” no Governo, é responsabilizado pela saída do deputado Odorico Monteiro do PT, o que é confirmado pelo próprio parlamentar.
Na AL… a “janela” das trocas de partido mexeu com as bancadas, com destaque para a do PDT, que sempre foi pequena, e fica com nove deputados, e a do PMB, que nem existia, e que terá cinco.
Mas se há… um ponto em que a nossa AL é imbatível é quanto à pulverização das suas vagas entre os partidos, que eram 23 e hoje são 20, sendo que 15 deles contam com apenas um representante.
Haja mentiras! Para o deputado Roberto Mesquita (PSD), Lula, com brilhante carreira política, nega ser dono de um sítio e de um apartamento, tendo de mentir cada vez mais, a cada dia.
Convite O mesmo Roberto Mesquita propôs que seja feito convite ao ex-ministro Ciro Gomes, para que fale no plenário, ou nas comissões a respeito das suas declarações sobre a PM.
Em Brasília… dizem que há pressões para que a presidente Dilma dê um ministério ao ex-presidente Lula, tornando-o imune à “Lava Jato”. Como fazem os “anjos” no BBB com os colegas…
Hilária… a situação na Câmara dos Deputados, onde o presidente Eduardo Cunha, para se defender, apelou à Comissão de Constituição e Justiça… que se acha desativada!
Ah! Brasil!

“Os lugares mais quentes do inferno estão reservados aos que, em épocas de grandes crises, mantêm-se neutros”. Dante Alighieri (1265-1321), poeta, escritor e político italiano.

Mais informações de Fernando Maia:
e-mail: [email protected]

blogdofernandomaia.zip.net

Mais Lidas

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img