30 C
Fortaleza

Um “Conselhão” para nada

 

Entre atordoada e atormentada, a presidente Dilma Rousseff promove, amanhã, no Palácio do Planalto, reunião do Conselho de Desenvolvimento Social, ou “Conselhão” constituído por empresários, trabalhadores, artistas, economistas, banqueiros, assim como oito ministros. Em torno dela, personalidades como os líderes Abílio Diniz (BRF), Luíza Trajano (Magazine Luíza), Benjamin Steinbruch (CSN), J. R. Ermírio de Morais (Votorantim) , Murilo Ferreira (Vale), e muitos outros. A idéia, consagrada em outras democracias, tem sido de grande eficiência. Só que, naqueles países, esse tipo de conselho funciona para realmente orientar governantes que respeitam as sugestões.

No Brasil, essa experiência foi decepcionante a partir da sua primeira reunião, em julho de 2014, onde choveram idéias, muitas delas de indiscutível clarividência, mas que se esvaíram, por se tratar de um ano eleitoral. A reunião de amanhã, se dá em outras circunstâncias. Naquele tempo, o interesse da Presidente era se reeleger; agora, o que ela diz querer é dar melhor rumo à sua gestão, na tentativa de equilibrar a zorra em que se transformou a economia do Brasil.

Com tantas cabeças brilhantes, de personagens de sucesso, teríamos, em tese, um evento do qual poderia florescer orientações capazes de tirar do atoleiro qualquer país. Infelizmente, isso só seria plausível, se estivéssemos numa república marcada pela harmonia entre os seus poderes. Não há, no mundo, conselho capaz de devolver a um país os caminhos de um desenvolvimento democrático se, como agora ocorre no nosso Brasil, a chefe do Governo, o seu partido e os seus apoiadores só pensam em desmoralizar o Congresso.

Oportuno O presidente do TCM, Francisco Aguiar, destaca a importância do Curso de Auditoria e Controladoria de Gestões Públicas, instituído em ano eleitoral por aquela instituição. O objetivo é evitar desencontros e choques nos períodos de transição entre duas gestões municipais.

Cobiçado
Ao PSB-Fortaleza, de olho em cobiçada aliança com o senador Tasso (PSDB), uma advertência de alguns tucanos: para isso, o PSB teria de deixar de vez o dilmismo-petismo.
Nada de vice! Para quem sonhava com o deputado Moroni (DEM) para vice, a começar pelo prefeito RC, ele, em nosso programa, na Assunção AM, foi taxativo: “Não serei vice de ninguém”.
Lideranças… indecisas sobre a quem apoiar em 2016 analisam a disposição de Moroni para se candidatar. Com a maior votação para a Câmara-14, ele tem chances reais de chegar
à PMF.
O governador… Camilo oficializou contrato para a reativação da Agência de Desenvolvimento Regional Sustentável Rota das Emoções, envolvendo o turismo do Ceará, Piauí e Maranhão.
A propósito… de Camilo, cresce entre amigos que o prezam, o convencimento, exposto em programas de Rádio, de que a situação dele no PT é cada vez mais incômoda para ambos
os lados.

Que lástima A Rota das Emoções beneficia 14 municípios, sendo seis do Ceará, ficando excluído o Parque Nacional de Ubajara, cuja Gruta e flora são as maiores atrações do interior do Estado.
Milhares de…

estudantes das macrorregiões e RMF serão beneficiados com o projeto de indicação do deputado Evandro Leitão (PDT), líder do Governo, concedendo a todos a meia passagem.
“Pelado” de… medo da “Lava Jato”, o PT está cobrando dos candidatos a prefeito assinarem documento se comprometendo a evitar ilícitos como a caixa 2 (que Lula diz ser legal)…
Que “cabão!” Na luta pela liderança do PMDB na Câmara, o deputado Hugo Motta (PB) terá ao seu lado, como “cabo eleitoral”, nada menos do que o presidente da Câmara, Eduardo Cunha…
A propósito… dessa “briga de foice” entre os deputados Picciani (RJ) e Mota (PB) pela liderança do PMDB, poderá ser a derrocada do futuro político do vice-presidente Temer, se Mota perder.

“Antes, dizia-se que havia estatais sendo vendidas a “preço de banana”. Agora, tem banana sendo vendida a “preço de estatal!”… Felipe Sigollo, Secretário de Desenvolvimento Social de São Paulo.

Mais Lidas

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img