30 C
Fortaleza

Um mínimo de cultura

Segunda-feira passada, o vereador Grijalva Parente (PDT), presidente da Câmara Municipal de Ubajara, na Ibiapaba, entrava em contato com a Assembleia Legislativa em busca de apoio para a instalação de uma biblioteca, por pequena que seja nas dependências daquela Casa. Se estivéssemos em um país onde a Cultura é uma prioridade, e não um trambolho descartável, cenas como essa não seriam testemunhadas. Em momentos assim, é hora de lembrar que, em países realmente desenvolvidos, bibliotecas são tão importantes como salas de aula e laboratórios onde os jovens são iniciados nas ciências.
Merece todos os elogios aquele parlamentar, tendo em vista o seu interesse por um equipamento que tanto servirá aos vereadores e funcionários da Câmara, como, e principalmente, a estudantes pobres necessitados de livros com que possam pesquisas os seus trabalhos escolares. Além do mais, acrescentava acertadamente o vereador, uma biblioteca dessas deverá também ser aberta à população, que precisa voltar a se interessar pela boa leitura. Uma vez instalada, essa biblioteca poderá ganhar colaborações, em forma de coleções, revistas, livros avulsos, revistas e jornais, da parte dos cidadãos de visão.
É hora de refletir a respeito de alguns políticos, que em vez de ajuda cultural para os municípios que os elegeram, preferem projetos eleitoreiros, incluindo até mega-shows, com grandes e caras bandas de forró, ou de caras duplas sertanejas. Em Fortaleza, o vereador Salmito Filho, presidente da Câmara Municipal, já sinaliza que, em colaboração com a União dos Vereadores do Ceará e da Aprece, tentará ajudar nesse campo. O que os demais presidentes de Câmaras precisam mesmo é cobrar dos deputados estaduais e federais, que dali arrancaram milhares de votos, ajuda para esse tão importante projeto.

DESCARTE – Afogados em escândalos, que não permitem nem a aprovação de projetos mais que urgentes para o povo, os deputados federais, achando pouco os “abacaxis” nas costas dos municípios, jogam para estes um aborrecimento tamanho-família, ou seja, a regulamentação do sistema de transporte compartilhado – UBER, alvo do ódio dos taxistas, e que vem sendo causa de verdadeiras “guerras” nas capitais, grandes e médias cidades, incluindo até assassinatos.

MAIS CEARENSES – No Complexo das Comissões da Assembleia Legislativa, uma audiência pública com acirrado debate sobre um tema que está a merecer a intervenção das autoridades estaduais: a reduzida quantidade de trabalhadores cearenses qualificados contratados pela construção civil, construção pesada e montagem e manutenção industrial. Representantes de todos esses setores ouviram justificadas críticas de deputados e demais convidados.

AGRADANDO – A política tem dessas: o atual prefeito de Quixadá, Ilário Marques, que já governou aquele município em duas outras gestões, foi o único prefeito que, ao festejar os primeiros 100 dias da sua administração, contou com a presença do ex-governador Cid Gomes, do PDT. Como se vê, o PDT não se mostra nem um pouco disposto a quebrar os laços com o PT, ao qual ainda pertence o governador Camilo Santana que, dizem, ali não vai demorar.

EXAGEROS – Há alguns dias, uma notícia deixava inconsoláveis muitos parlamentares federais: o governo federal havia cortado a liberação de emendas individuais ao Orçamento, deixando, segundo os lamurientos, muitos deles sem recursos com que manter o apoio dos prefeitos seus aliados. Para o ótimo deputado Danilo Forte (PSB) isso é alarmismo. Muitas emendas impositivas foram liberadas, só não sendo beneficiadas prefeituras inadimplentes.

PREOCUPAÇÃO JUSTA – O eterno divisionismo interno petista, tido como uma das marcas da democracia desse partido começa a preocupar seriamente lideranças do partido. Entre deputados e vereadores não governistas do PT, há o sério risco de que confrontos como o que ocorreu na eleição para eleger o presidente do Diretório municipal de Fortaleza, poderá levar esse “racha” a consequências ameaçadoras, se mantidos em relação à eleição para a presidência da República.

COMO É QUE É? – Embora ele próprio não demonstre a situação partidária do equilibrado governador Camilo. continua preocupando os petistas, que não abrem mão de nova candidatura do ex-presidente Lula, assim como os pedetistas que contam com ele como reforço para a candidatura do ex-ministro Ciro Gomes. Isso, porque, segundo se sabe, os petistas liderados pela deputada Luizianne, o PT, em nenhuma circunstância apoiariam Ciro num 2o turno eleitoral.

Mais Lidas

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img