28.4 C
Fortaleza

Um sistema em pandarecos

Todos os brasileiros, com um mínimo de visão da nossa realidade, têm consciência dos imensos e enraizados problemas que o País enfrenta. Talvez não obrigatoriamente nessa ordem, temos abismos a vencer no campo econômico, saúde, educação, moral e ética, e, finalmente, de desorganização partidária. Numa república como a nossa, inaugurada há quase 127 anos, não temos nem mesmo um sistema partidário organizado e digno da confiança da sociedade.

Até porque, até onde se sabe, esse tipo de sistema exige, como condição “sine qua non”, a existência de partidos bem estruturados, dirigidos por lideranças vocacionadas para a prática da verdadeira democracia, palavra que não parece constar no dicionário da maioria dos dirigentes partidários.

A cada pesquisa sobre a participação do povo nos partidos, sente-se esse povo afastando-se cada vez mais dessas instituições. O episódio que hoje vivenciamos com a abertura da prosaica “janela” poderá servir para tudo, menos para moralizar ou fortalecer qualquer dos partidos em ação. Para os críticos mais radicais do atual sistema, a saída seria “passar a borracha em tudo, e criar novos partidos. Não iria funcionar: isso já ocorreu em 1889, 1937, 1945 e 1965.

De nada adiantou. Todas as vezes em que se “varreram” os partidos existentes, a criação, depois, de novos partidos, foi feita, de modo geral, pelos mesmos políticos viciados de antes. A partir do dia 18 de março, quando se encerra o período da “janela”, uma única e inevitável realidade: alguns partidos estarão mais “gordos”, outros mais raquíticos, e as porteiras escancaradas para a criação de novos e inúteis partidos. Um lastimável desencanto para um país que deseja resgatar o respeito.

Teor conhecido A convenção nacional do PMDB, daqui a 21 dias, será o evento político mais importante de março. E o tema central, o presidente Temer já “carimbou”: “O PMDB não será mais apenas um partido defensor da governabilidade, mas também quer governar o País”.

A propósito… de uma pacificação interna do PMDB, que anda agitada, diz-se que se vier a ocorrer, deva-se, em grande parte à capacidade de articulação do senador cearense Eunício de Oliveira.

Clandestina… ou não, ocorreu a plenária do PT de Fortaleza, coordenada pela deputada Luizianne Linz, para reafirmar decisão por candidatura própria do partido à Prefeitura de Fortaleza.

Fica assim… explícita a situação de desafio ao governador Camilo Santana que, em nenhuma circunstância apoiará essa decisão. Com isso, Luizianne motiva a saída de Camilo do PT.

Para o deputado… Fernando Hugo (SD), a suspensão de uma intimação ao ex-presidente Lula e esposa, mostra que no Conselho Nacional do MP tem gente “pelada de medo” da volta dele ao poder…

Muito boa… a informação do titular de Ciência e Tecnologia, Artur Bruno: serão construídas várias CVTs, que oferecerão cursos de temáticos, acordo com a vocação de cada região do Estado.

Que vergonha! Donos de veículos advertem: os “flanelinhas”, não só “se apossaram” do Centro, como também “lotearam”, para controlar, as ruas de acesso às praças do Ferreira e José de Alencar.

Palestra Atendendo a convite do Rotary Clube Centro, o vereador Salmito Filho, presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, proferiu palestra sobre “O verdadeiro papel do legislador”.

Tá certo! Conforme matéria que tramita na Câmara, universidades públicas poderão cobrar por cursos extensivos de pós-graduação, com o que poderão ofertar novas vagas a outros estudantes.

Vai voltar Em Tianguá, a presidente do PSD-CE, Patrícia Aguiar, comandou grande concentração, com vários deputados, e onde teve a certeza do retorno à Prefeitura do ex-prefeito Luiz Menezes.

Segundo… o deputado Danilo Forte (PSB), assim como o fundo partidário estimula a criação de partidos, o mesmo ocorre com a contribuição sindical, que sufoca o País com sindicatos.

“Hoje, quando afloram nomes de corruptos e fraudadores, as pessoas não se importam, e só vão presos os ladrões de galinhas”. Umberto Eco (1932-2016) escritor italiano.

Mais Lidas

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img