30.1 C
Fortaleza

Um trabalho primoroso

Ontem, na Assembleia Legislativa, além da sessão de abertura oficial dos trabalhos legislativos, foi registrado um evento também de grande importância, não só para o mundo político, mas também para toda a classe política e jornalística, empresários e educadores. Naquela ocasião, foi feito o lançamento do livro “Guia Municipal do Ceará”, um trabalho minucioso de pesquisa e de fôlego, da nossa colega jornalista e pesquisadora Silvana Frota. Trata-se de obra a ser utilizada também nas escolas de todos os graus.

Na verdade, tem sido cada vez mais rara a apresentação de obras dessa natureza, que demandam além de capacidade literária e jornalística uma grande paciência e perseverança para a pesquisa dos dados que a compõe. Com o “Guia”, temos em mãos, nos mínimos detalhes, informações precisas sobre os aspectos políticos, demográficos e econômicos, além do nível de educação, saúde, atrações turísticas e dados históricos de todos os 184 municípios do estado do Ceará, com a biografia de cada prefeito.

Ao lado desses detalhes, o livro traz ótimas entrevistas com as principais personalidades políticas e empresariais do Estado, com análises preciosas sobre os problemas, projetos e soluções para os municípios e para o Estado. Diante de tantas obras medíocres, enganações impostas à sociedade, o “Guia Municipal do Ceará” surge para resgatar o verdadeiro sentido da pesquisa, de que tanto necessitam, não só gestores e legisladores, como toda uma classe estudantil carente desse tipo de conhecimento.

VAI BOMBAR – Quem for vivo há de ver, e não vai demorar. Fontes bem informadas dizem que o MP a PF e o Ministério Público Eleitoral vão dar “uma voltinha” por muitas Câmaras Municipais, onde farão uma espécie de revisão nas “fichas” de alguns vereadores, prefeitos e vice-prefeitos. Uma coisa é certa: muita gente vai cair. É pena que a Justiça Eleitoral não tenha tido braços mais longos para alcançar essa turma.

SURTUDOS – Em política, além de talento, vocação e dinheiro é preciso também muita sorte. É o que tem ocorrido com muitos suplentes que, acabam “chegando lá”, mesmo não tendo muitos méritos para tal. É caso do inexpressivo ex-vereador Vaidom Oliveira (DEM), suplente do deputado Moroni Torgan. Ele jamais sonhou em assumir. Mas, com Moroni eleito vice-prefeito, sobrou para ele dois anos de Câmara dos Deputados.

PRESTÍGIO – No processo para a indicação do jurista para substituir no STF o falecido ministro Teori Zavascki, cresce o número de pré-candidatos, o que deixa o presidente da República Michel Temer em dificuldades. Agora mesmo, ele tem em mãos carta de dom Sérgio Rocha, cardeal-arcebispo do DF, solicitando nomeação do jurista Ives Gandra, católico de peso, e que tem ainda o apoio dos cardeais Tempesta (RJ) e Scherer (SP).

SEM SOLUÇÕES – Presente em Fortaleza, para prestigiar evento dos “meninos traquinas” da UNE, o ex-prefeito de São Paulo (SP) Haddad deitou falação a respeito da necessidade de novos rumos políticos para a juventude. Esqueceu-se de que, se a juventude se afastou da política, sumindo até das urnas, deveu-se ao lastimável papel do PT na política nacional. Se essa turma retornar, não será jamais através do fracassado PT.

INCONVENIÊNCIAS – Na Assembleia Legislativa, enquanto alguns deputados de boa vontade defendem que as prioridades do Estado sejam colocadas em primeiro plano, outros, ainda como rescaldo da disputa pela Mesa da Casa, ameaçam de fazer “oposição radical”, o que significa dizer que pretendem priorizar brigas pessoais e, principalmente, picuinhas paroquiais. E depois ainda posem de defensores da paz e da concórdia.

QUE VERGONHA! – Esta semana, mais uma vez, o governador Camilo teve que ir à Brasília para, ciceroneado pelo deputado Danilo Forte (PSB), tentar “arrancar” do ministro da Integração, Helder Barbalho, os R$ 44 milhões há meses aprovados para aliviar os problemas hídricos do Estado. É a enésima vez que o governador toma essa mesma rota e pelo mesmo motivo. É um descaso revoltante de um Ministério, numa situação tão grave.

Mais Lidas

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img