26.1 C
Fortaleza

Uma “faxina” em regra

Em entrevista sobre o lastimável momento político do Brasil, o advogado Valdetário Monteiro, ex-presidente da OAB-CE, não só espinafra tanto os corruptos, como também os delatores rancorosos e vingativos. Ele oferece uma sugestão, a ser analisada por aqueles a quem cabe a organização político-eleitoral do Brasil, ou seja, se é para moralizar esse setor, que essa “faxina” comece logo, nas eleições municipais de outubro. Se evitarmos eleger prefeitos e vereadores viciados, será um sinal de alerta para futuros candidatos a governador, deputado federal e estadual e senador. É preciso intimidar os corruptos.
Diante dessa excelente sugestão de Monteiro, cabe, agora, aos dirigentes partidários fazerem a sua parte. Há alguns anos, o então deputado estadual e promotor de Justiça, Pedro Uchôa defendia, na AL, a criação de Câmaras Especiais, para a investigação e condenação de gestores e legisladores acusados de improbidade. Não se sabe porque, o Plenário da AL ignorou a proposta ótima daquele parlamentar. Se a matéria tivesse sido aprovada, entidades como o TCM TCE e Ministério Público Estadual teriam o seu trabalho bastante reduzido.
Sobre a responsabilidade dos partidos pelo nível dos seus candidatos, o deputado Pedro Uchôa era implacável. Para ele, “partido que lança candidato desonesto e incompetente, deve pagar pelas consequências dos atos dele”. Apesar de todas as recomendações dadas, a cada pleito pelo TRE e pelo TSE, os partidos continuam apresentando indivíduos que nem merecem a condição de simples eleitor. Para o ex-deputado Antonio Câmara, que presidiu a AL-CE, enquanto partidos registrarem candidatos amorais e aéticos, não melhora o nível da política.

NOVIDADE SABOROSA – A programação da Pecnordeste, cuja ocorrerá de 21 a 23, está rica de muitas atrações, algumas delas inesperadas. Um exemplo será a presença grande mestre internacional de gastronomia e culinária, Alex Atala. Com os preços da carne bovina disparados, ele vai ministrar uma aula-show em que mostrará as muitas maneiras como pode ser aproveitada a carne suína, com todas as suas vantagens alimentícias e com bastante economia.

MAIS NOVIDADE – Na Câmara Municipal de Fortaleza, foi aprovado importante debate visando melhorar o clima interno das residências e demais prédios. Com o apoio da UFC, Crea, e entidades ligadas ao Meio Ambiente serão discutidas as condições para a implantação de uma surpreendente novidade: o uso dos chamados “telhados verdes”, ou seja, coberturas feitas com grama e outras plantas, que já é sucesso em vários países.

EQUILÍBRIO – Para o deputado Leonardo Pinheiro, do PP, vice-líder do governo na Assembleia Legislativa, “nunca foi tão necessária a compreensão dos cearenses, principalmente os servidores, em relação às suas reivindicações salariais”. Isso porque, enquanto em estados como o Rio Grande do Sul até os aposentados estaduais se encontram em atraso, o governo do Ceará garante a normalidade no pagamento da sua folha.

É O JEITO? – Em relação ao pleito municipal de Fortaleza, o PSB que parece ter andado “dormindo no ponto”, vê escassear as chances de ter mais partidos a apoiar a muito boa candidatura do deputado Heitor Férrer na disputa com o prefeito Roberto Cláudio e outros nomes. Em consequência disso, corre o risco de ter que “engolir” como vice algum um pastor da igreja-empresa Universal, do “bispo” Macedo. Diz-me com quem andas…

NO VAZIO – Segundo se especula a “galera” luiziannista de Fortaleza, “lambe uma rapadura” aguardando que posição deverá assumir o governador Camilo Santana. Pelo fato de ele ser do PT, a turma ainda sonha tê-lo como apoiador da ex-prefeita Luizianne, quando o mundo político inteiro sabe que ele não apóia candidato próprio do partido. Como diz a secretária Nicolle Barbosa, do PSC, “Camilo é PT, mas é diferente.”

QUE COISA! – No estado do Ceará, são muitos os exemplos de famílias que, tendo se dedicado à atividade política, comportaram-se todos com decência e retidão. Mas parece que, com alguns membros da família Machado, ocorre exatamente o contrário. Depois da famosa “mala preta” do chefe do clã, e das “artes” da VilleJack, chegou a ver do herdeiro Sérgio e sua prole mergulharem na corrupção, arrastando com eles até os seus amigos.

LOS HERMANOS –  O empresário Darlan Leite, presidente da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira – Abih, traz à tona uma novidade interessante: de nada adianta a imensa rivalidade esportiva entre brasileiros e argentinos. Segundo levantamento recente  crescem as possibilidades de dobrar a presença de argentinos em todos os pontos turísticos do Brasil, e que Fortaleza caminha para se tornar a mais atrativa para “los hermanos”.

 

Mais Lidas

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img