28.4 C
Fortaleza

União ou morte

Só os políticos mais radicais de visão curtas e rancorosos, não enxergam que a situação de recessão nacional não está sendo brincadeira, e que, para amenizá-la, pelo menos em dois ou três anos, é necessário, além de medidas urgentes de contenção de despesas, uma nova mentalidade, não só de governantes, como de governados, já que a crise exige uma “economia de guerra”. Num momento como esse, seria muito útil para todos, esquecerem-se até do partido a que pertencem.
Políticos com mentalidade evoluída, como o senador Tasso Jereissati e o deputado Raimundo Matos, do PSDB, dão o bom exemplo, ao deixarem de lado os interesses de seus partidos, voltando suas atenções para a necessidade da união de todos independente de partido, religião e time pelo qual torcem. No momento em que o governo federal tenta esconder a chave do cofre, se os estados não se unirem pouco levarão, e se suas lideranças agirem isoladamente ficam na saudade.
Vejamos o caso da conclusão das obras da transposição, irresponsavelmente por uma construtora dirigida por corruptos, quando falta menos de 10% para ser terminada. Em momentos assim, em vez de algumas dezenas de deputados e empresários, torna-se necessário uma autêntica “invasão” da Esplanada dos Ministérios por uma multidão de cearenses, que façam o governo entender que estamos à beira de passar sede, se não chover. E não estamos sendo alarmistas.

SUSPENSE E DESESPERO – Notícias de Tianguá, no Planalto da Ibiapaba, falam das incertezas e preocupações da população daquela cidade, que se acha sem prefeito e, o que é pior, poderá ser submetida a nova eleição, se o TSE impugnar a eleição do ex-prefeito Luís Menezes, vencedor com mais de 50% dos votos. Uma lástima, já que Menezes é o melhor prefeito que aquela região conheceu.

LIVRO SILVANA – Está programado para o dia 29, na sede da Associação de Líderes e Lojistas Femininas – ALFE, o lançamento do livro de autoria da nossa colega Silvana Frota, titulado “40 Anos de Jornalismo”, a saga de uma profissional que engrandece o nosso jornalismo, hoje brilhando na TV Assembleia. O prefácio é do falecido Frota Neto, e a apresentação do desembargador Ademar Bezerra.

GRANDE PROJETO – No dia 25, o diretor do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR-CE, Paulo Hélder, e o presidente da Federação da Agricultura do Estado do Ceará-FAEC, Flávio Saboya, entregam diplomas a 40 municípios e 500 jovens do Projeto AGRINHO, do SENAR, para motivar adolescentes e jovens para a boa convivência com o meio rural no semiárido, hoje referência nacional.

DIVIDIR OU FALIR – O país inteiro, com destaque os governadores e prefeitos, têm suas atenções voltadas para Brasília, na esperança de mais ajuda da União para saírem da quebradeira geral. Para o deputado Raimundo Matos (PSDB), se o governo federal não dividir com justeza os recursos com estados e municípios à beira da falência, poderá, inapelavelmente falir juntamente com eles.

GUERRA É GUERRA – O país está de olhos voltados para Curitiba, advogados do ex-presidente Lula, em desespero, tentam, como estudantes bagunceiros, tumultuar os depoimentos e provocar o juiz Moro. Ocorre que o coordenador da Lava Jato é “feito de gelo”, e, se eles brincarem, poderá obrigar Lula a depor, em vez de mandar esses profissionais pagos com o dinheiro da corrupção.

LUGAR CERTO – Finalmente, já podemos saber que obrigações serão assumidas pelo vice-prefeito eleito Moroni. Acertadamente, ele deverá coordenar todo o sistema de segurança de Fortaleza, a começar pelo reaparelhamento da Guarda Municipal. Ele lembra que em várias grandes cidades da Europa, essa é uma das instituições mais respeitadas e bem organizadas. Ele conhece o ramo.

Mais Lidas

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img