27.1 C
Fortaleza

Weber deve negar “habeas” a Lula contra Gilmar

Há um evidente desejo de mudança
Moreira Franco, ex-ministro ligado a
Michel Temer e torcedor do impeachment

A ministra Rosa Weber, relatora do caso, deve negar o habeas corpus solicitado pelo ex-presidente Lula para tentar anular decisão do ministro Gilmar Mendes, suspendendo sua nomeação na Casa Civil do governo Dilma. Em caso semelhante, de fevereiro deste ano, Weber e mais cinco ministros, a maioria do Supremo Tribunal Federal, consideraram que não cabe habeas corpus contra decisão monocrática de ministro.

Eles concordam
Votaram como Rosa Weber, no caso semelhante, os ministros Luís Barroso, Teori Zavascki, Luís Fux, Cármen Lúcia e Edson Fachin.

Decisões no STF
A decisão de fevereiro se baseou na Súmula 606 do STF: não cabe habeas corpus contra ato de ministro, relator, turma ou plenário.

Pacificado
O STF reafirmou a Súmula 606 no julgamento do habeas corpus 105959, impetrado contra ato do ministro aposentado Cezar Peluso.

Mulher-coragem
Chamada de “mulher corajosa” por Lula, em conversa gravada, Rosa Weber não atendeu à tentativa dele de melar a investigação do tríplex.
“Agora vai”
Lula tenta convencer Temer de que o PMDB terá poder no governo Dilma. Mas, gato escaldado, Michel Temer já não acredita nisso.

Vazamento seletivo
A proposta chegou ao PMDB no Senado, onde Lula acredita ter apoio, para que senadores pressionem por manter a aliança PT-PMDB.

Fui!
Michel Temer transferiu a conversa com Lula para esta semana, mas já arrumou viagem para Lisboa. Não se tocou mais no assunto.

Peso derrubou o avião
Experientes pilotos afirmam que o excesso de peso pode ter derrubado o monomotor do empresário Roger Agnelli. Sete pessoas, quatro homens e três mulheres, a caminho de um casamento, e suas malas, tornaram o peso insuportável para o aviãozinho de fibra de carbono.

Não há perigo
Arapongas da Agência Brasileira de Inteligência ridicularizam a história de “grampo” do juiz Sérgio Moro ordenado por Dilma Rousseff: sucateada, a Abin não conseguiria isso, nem se quisesse.

Segundo round
Muito nervoso, até por estar enrolado na Lava Jato, Lindbergh Farias (PT-RJ) escapou de uns tapas do senador Ataídes Oliveira (PSDB-TO), a quem chamou de “babaca” e “cretino”. Ataídes desafiou, sexta (18): “Vamos lá pra fora pra ver se você é homem!” Lindbergh não apareceu.

Sinal de alerta
A oposição anda encafifada com informações sobre o “alívio” do Palácio do Planalto com a escolha do deputado Rogério Rosso (PSD-DF) para a presidência da Comissão do Impeachment.

Que vergonha
O Itamaraty identificou quem enviou mensagem às representações do Brasil no exterior, em nome da Secretaria de Estado, o texto de uma Abong, entidade de ONGs pró-Dilma. Petista manjado no Itamaraty, o diplomata Milton Rondó Filho não será punido. Apenas “admoestado”.

Lorota tem pernas curtas
Petistas dizem que Gilmar Mendes não poderia ter suspendido a posse de Lula porque atua no caso Marilda Paula Silveira, professora do IDP, faculdade de Direito onde ele é sócio fundador. Também ensinam no IDP figuras como o advogado da presidente Dilma, Pierpaolo Bottini.

Igualdade de gênero
Liderado pela ministra Luciana Lóssio, o Tribunal Superior Eleitoral realizou dias 17 e 18 o VII Encontro Ibero-Americano de Magistradas Eleitorais, para promover a igualdade de gênero na Justiça Eleitoral.

Tiro de misericórdia
Dilma recebe hoje um grupo de “juristas do PT” contra o impeachment, para fazer contraponto, que vexame, à decisão do conselho federal da OAB de apoiar o afastamento da presidente. A última vez que fizeram isso, os “juristas” pioraram o quadro político, insultando o Congresso.

Pensando bem…
…o “racha na OAB” (26 votos a favor do impeachment, dois contra), que só o PT vê, é tão equilibrado quanto o “País dividido” em relação à destituição da presidente Dilma.

Exemplo histórico

Deposto por Getúlio Vargas, nos anos 1930, sob a promessa de “mudanças radicais”, o presidente Washington Luís acabaria no exílio dos Estados Unidos. De lá, reagiu assim ao ser informado que advogado Coriolano de Góes, Chefe de Polícia do governo deposto, fora reconduzido ao cargo:
– Este Getúlio está perdido. Caçando com meus cães, vai acabar como eu: num mato sem cachorro.

Mais Lidas

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img