32 C°

.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Economia

Após fim de semana chuvoso, Ceará tem 31 açudes sangrando

segunda-feira, 01 de abril 2024

De acordo com dados do Portal Hidrológico da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), neste domingo, 31, o Ceará contava com 31 reservatórios vertendo em diferentes regiões. Na mesma data do ano passado, o estado registrava 46 açudes sangrando. No dia 27 de março, a Cogerh havia divulgado que o estado contava com 27 reservatórios sangrando. Os novos resultados foram alcançados após mais um fim de semana chuvoso. No último sábado, 30, dados preliminares da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) indicaram, inclusive, que ocorreu a maior chuva do mês em território cearense, fazendo com que, a um dia do fim de março, o Ceará ultrapassasse a média que comumente é observada no período.

De acordo com o Calendário de Chuvas da Funceme, a maior precipitação de março teve uma média diária de 24,4 milímetros e ocorreu entre as 7h da última sexta-feira, 29, e o mesmo horário do dia seguinte. Considerando o volume dos municípios, a maior chuva foi registrada na cidade de Acopiara, na região do Sertão Central e Inhamuns, onde o índice registrado pelos meteorologistas indicou 113 milímetros durante o período observado. Em Fortaleza, choveu 40 milímetros em um dos postos.

Na tarde deste domingo, 31, a ferramenta da Fundação já havia confirmado a ocorrência de chuvas em 119 dos 132 municípios que são monitorados. O maior acumulado do dia de Páscoa foi do município de Limoeiro do Norte, onde choveu 111 milímetros. Também estiveram no ranking, em ordem, as cidades de Amontada, com 98 milímetros; Acopiara, com 94; Jaguaretama, com 87; e Banabuiú, com 86. Na capital, o maior volume indicado foi o do posto do Caça e Pesca, com 49 milímetros de chuva.
Entre as macrorregiões monitoradas pela Funceme, o Cariri, a Jaguaribana, o Litoral de Fortaleza, o Litoral de Pecém, o Litoral Norte, o Maciço de Baturité e o Sertão Central e Inhamuns superaram a média esperada para o mês de março. Até o momento de produção deste texto, apenas a Jaguaribana ainda não havia alcançado o índice, registrando uma média de 209.2 milímetros, quando a normal observada para o período é de 239.2 milímetros, o que significa um desvio negativo de 12,6%.

De acordo com a Funceme, a previsão do tempo para esta segunda-feira, 01, no Ceará é de céu variando de nublado a parcialmente nublado com chuva isolada em todas as macrorregiões. As precipitações devem ter intensidade variando entre fraca, moderada e forte. “A justificativa para a chuva é a formação de áreas de instabilidade provenientes do leste do NEB e de efeitos locais, como brisa marítima e terrestre, bem como interação dos ventos com o relevo”, explicou a Fundação. Na capital e na Região Metropolitana, é esperado um cenário de céu nublado com chuva isolada da madrugada até a manhã. Já durante à tarde e à noite, o céu deve ficar parcialmente nublado.
Chuvas intensas
É importante ressaltar que, até as 10h desta segunda-feira, segue válido o aviso de chuvas intensas emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) que abrange quase todo o território cearense, inclusive Fortaleza. O Inmet indicou a possibilidade de precipitações de até 100 milímetros no dia e de ventos de até 60 km/h. O instituto destacou ainda o risco de que haja corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com