32 C°

.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Economia

Banco Central defende em ata atuação firme contra aumento da inflação

quarta-feira, 26 de junho 2024

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) divulgou nesta terça-feira (25/06) a ata de sua última reunião, enfatizando a necessidade de uma atuação decisiva para controlar a inflação. O Copom indicou que eventuais ajustes na taxa de juros, possivelmente aumentos na Selic, serão determinados pelo compromisso firme de convergir a inflação à meta estabelecida.
No documento, o Copom destacou o cenário externo adverso, influenciado pela incerteza sobre a política monetária nos Estados Unidos e a trajetória da inflação global. Diante disso, o Comitê avalia que o contexto continua exigindo cautela por parte dos países emergentes.
Internamente, os indicadores econômicos e do mercado de trabalho têm mostrado mais dinamismo do que o previsto. “A inflação ao consumidor tem apresentado sinais de desaceleração, enquanto as medidas de inflação subjacente permaneceram acima da meta nas últimas divulgações. As expectativas de inflação para 2024 e 2025, conforme apuradas pela pesquisa Focus, estão em torno de 4,0% e 3,8%, respectivamente”, afirmou o documento.
Sobre os riscos para o cenário inflacionário, o Copom identificou potenciais pressões de alta, como a persistência das pressões inflacionárias globais, e riscos de baixa, como uma desaceleração mais intensa da atividade econômica global.
O Copom optou por manter a taxa básica de juros em 10,50% ao ano, considerando que essa decisão é compatível com a estratégia de levar a inflação para a meta ao longo do horizonte relevante, que inclui o ano de 2025. “Além de assegurar a estabilidade de preços, essa decisão também visa suavizar as oscilações na atividade econômica e promover o pleno emprego”. O Comitê reiterou sua postura vigilante e destacou que eventuais ajustes futuros na taxa de juros serão determinados pelo compromisso firme com a convergência da inflação à meta estabelecida.

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com