32 C°

30 julho 2008.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Economia

BNB lança website para atender deficientes visuais

quarta-feira, 30 de julho 2008

O Banco do Nordeste do Brasil (BNB) lançou, neste mês, uma página da internet destinada a deficientes visuais. O objetivo do projeto Nordeste Eletrônico para Deficientes Visuais é de permitir que o cliente com deficiência visual total possa movimentar sua conta a sua maneira e por si próprio. Transferências, aplicações, investimentos e consultas a saldos de conta corrente são alguns dos serviços disponibilizados no site www.bnb.gov.br.

Segundo o consultor do Ambiente de Marketing do BNB, Carlos Henrique de Sousa, o projeto veio atender ao Decreto nº 5.296/2004, que trata da acessibilidade. A base são a Lei n. 10.048, de 8 de novembro de 2000, que dá prioridade de atendimento às pessoas que especifica; e a Lei n. 10.098, de 19 de dezembro de 2000, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências.

Carlos Henrique comenta que o projeto vem, desde 2005, adaptando-se à página do BNB que já existia para clientes portadores apenas de deficiência visual parcial. O trabalho foi adaptar o portal aos programas DOSVOX e Virtual Vision (aplicativos sonoros para leitura), executável em qualquer computador. A inovação do site é a disponibilidade do teclado virtual que ao passar o mouse na tela em cada item clicável, o programa indicará uma voz explicativa da operação.

Para ter acesso ao sistema é necessário que o cliente tenha instalado em seu computador os programas de leitores de tela e efetuar o cadastro em qualquer agência bancária do Banco do Nordeste quando receberá uma senha para acesso direto.

Os números de beneficiados e de acesso ao programa ainda não foram consolidados, por ser um novo projeto a equipe do banco ainda está no processo de divulgação do novo recurso.
 

De acordo com o gerente de Responsabilidade Socioambiental, Danilo Lopes, o banco colabora com o Programa de Valorização da Diversidade, coordenado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), que tem como uma das vertentes melhores condições de atendimento a todos os deficientes. Em algumas agências do banco estão disponíveis aos usuários caixas eletrônicos com programas de leitores de tela, que vêm sendo implantado desde o ano passado, é possível encontrar na agência da Avenida Bezerra de Menezes.
 

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com