32 C°

.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Economia

CE tem mais de 81 mil conexões de geração própria de energia solar

sexta-feira, 03 de maio 2024

O estado do Ceará ultrapassou 81 mil conexões de geração própria de energia solar em telhados e pequenos terrenos. Os dados são de recente mapeamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), enviados para o jornal O Estado nesta quinta-feira (02/05). Segundo a estatística, a região possui mais de 918 megawatts (MW) em operação nas residências, comércios, indústrias, propriedades rurais e prédios públicos.
Desde 2012, a geração própria de energia solar já proporcionou ao Ceará a atração de R$ 4,5 bilhões em investimentos, geração de mais de 27 mil empregos e a arrecadação de mais de R$ 1,4 bilhão aos cofres públicos. Além disso, com esses dados, a potência instalada de geração própria de energia solar no Ceará coloca o estado na décima primeira posição do ranking nacional da ABSOLAR. Atualmente, são mais de 103 mil consumidores de energia elétrica que já contam com redução na conta de luz e maior autonomia e confiabilidade elétrica.
Na avaliação do economista e membro da Apimec,Ricardo Coimbra, esses dados mostram a tendência de crescimento ainda mais significativa no segmento de geração de energia solar no estado. “Seja no segmento para consumo próprio, ou seja, as famílias produzindo energia para o seu consumo, mas principalmente a tendência de crescimento da geração de energia pelo setor privado. A produção de energia para o consumo das empresas, uma produção de energia para comercialização para o consumidor final e também seja pessoa física ou pessoa jurídica. Com o advento da implantação das plantas de produção de hidrogênio verde nós teremos uma necessidade ainda maior de geração de energia limpa, seja energia solar, seja energia dos ventos, e os investimentos para a implantação desse parque de desenvolvimento de energia pelo hidrogênio verde demandam também o crescimento desse investimento na geração de energia limpa”, destacou.
O especialista lembra ainda que esse crescimento da energia solar no Ceará atrairá ainda novos investimentos nessa produção. “Tanto na energia solar como também a implantação de indústrias de produção das próprias placas de captação da energia solar. É um segmento que vem crescendo e que tem ainda um espaço muito grande para avançar no Ceará, fortalecendo a geração de energia e como consequência gerando empregos e renda, que pode gerar ainda mais riqueza para o estado”, disse.
“A fonte solar é uma alavanca para o desenvolvimento do País. Em especial, temos uma imensa oportunidade de uso da tecnologia em programas sociais, como casas populares do programa Minha Casa Minha Vida, na universalização do acesso à energia elétrica pelo programa Luz para Todos, bem como no seu uso em prédios públicos, como escolas, hospitais, postos de saúde, delegacias, bibliotecas, museus, parques, entre outros, ajudando a reduzir os gastos dos governos com energia elétrica para que tenham mais recursos para investir em saúde, educação, segurança pública e outras prioridades da sociedade brasileira”, diz o presidente executivo da ABSOLAR, Rodrigo Sauaia. O executivo lembra ainda que o crescimento da geração própria de energia solar fortalece a sustentabilidade, o protagonismo internacional do Brasil, alivia o orçamento das famílias e amplia a competitividade dos setores produtivos brasileiros.
Já Jonas Becker, coordenador estadual da ABSOLAR no Ceará, o avanço da energia solar no País é fundamental para o desenvolvimento social, econômico e ambiental do Brasil e ajuda a diversificar o suprimento de energia elétrica do País, reduzindo a pressão sobre os recursos hídricos e o risco da ocorrência de bandeira vermelha na conta de luz da população. “O estado do Ceará é atualmente um importante centro de desenvolvimento da energia solar. A tecnologia fotovoltaica representa um enorme potencial de geração de emprego e renda, atração de investimentos privados e colaboração no combate às mudanças climáticas”, comenta.

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com