32 C°

.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Economia

Ceará registra a abertura de mais de 26 mil empresas em três meses

sexta-feira, 26 de abril 2024

O Ceará registrou a abertura de 26.822 novas empresas nos três primeiros meses do ano. Os dados foram divulgados pela Junta Comercial do Ceará (Jucec). O saldo, segundo o balanço, é de 8 mil empresas, considerando a diferença entre aberturas e fechamentos de negócios. Do total de aberturas, 98% são de pequenas empresas, como Microempreendedores Individuais e Microempresas, que juntas somaram 25.962 constituições.
A tendência, no entanto, é aumentar a quantidade de novas empresas nos próximos dias, caso o serviço chamado de “Empresa Mais Simples: Abre no Zap” tenha a adesão que se espera. A novidade foi lançada nessa semana, o que torna o Ceará o primeiro estado do Brasil a disponibilizar a abertura de empresas por meio do WhatsApp.
Na avaliação do especialista em finanças, Helder Cavalcante, é preciso ter cuidado com a tecnologia. “Abrir uma empresa é um processo oriundo da tomada de decisão que deve ser muito assertiva, ou seja, quem deseja empreender precisa estar ciente das dificuldades e dos desafios, para que não se torne uma aventura e a empresa não tenha longevidade. Considero importante o governo facilitar os processos, mas é preciso ter cautela para não vender facilidades demasiadas e isso se tornar algo negativo, sobretudo do ponto de vista de fraudes. É interessante termos processos simplificados, mas eles precisam ser devidamente fiscalizados”, disse.
A inovação é uma ampliação do Programa Empresa Mais Simples, conduzido por meio da Junta Comercial do Estado do Ceará (Jucec). Segundo a presidente da instituição, Carolina Monteiro, desde 2016 a Jucec inova continuamente para tornar os processos mais acessíveis e ágeis.
Na avaliação da economista Desirée Mota, a medida é positiva. Temos percebido que o governo tem unido esforços para que os empreendedores tenham uma vida mais fácil, mais ágil, mais rápida, mais simplificada, e este serviço veio para agregar. Ele vai facilitar tanto o registro de empresa como também a parte de pagamento de tributação que o pequeno empreendedor precisa pagar mensalmente. E isso tendo tudo na palma da mão facilita para que eles possam ter rapidez e acesso e não atrasar os seus pagamentos, tanto de impostos como também a parte de legalização”, disse. A especialista lembra que desde 2018 a Jucec tem procurado registrar as empresas com mais rapidez. “Em média, demorava em torno de 120 dias, hoje, em até 24 horas é possível fazer este tipo de transação”, disse.
Dados
Já ao longo de 2023, o Ceará registrou 104.640 empreendimentos. Atualmente, existem no estado 996 mil empresas ativas, sendo a sua maioria formada por pequenos negócios. Ao todo, são 859.747 microempresas e empresas de pequeno porte, inclusive MEIs, ativos no estado, o que corresponde a 86% do número de negócios. De acordo com dados da Jucec, o setor de Comércio lidera o número de empresas ativas, com 517.465 registros (39%), em segundo lugar o setor de Serviços, com 501.637 (38%). Dentre as atividades, o Comércio Varejista artigos do vestuário e acessórios é o que possui o maior número de empresas em atividade, com 109.673 empreendimentos, e a atividade Comércio Varejista de Cosmético e produtos de higiene pessoal, com 65.005.
A presidente da Junta Comercial do Ceará, Carolina Monteiro, diz que a ferramenta vai proporcionar mais facilidade. “O lançamento desse projeto foi a grande consolidação de todo um trabalho que vem sendo executado desde 2016, onde a gente utilizou a tecnologia e a inovação para simplificar a formalização de empresas. Hoje todas as pessoas têm acesso ao WhatsApp para se comunicar, e agora vão ter acesso através dessa ferramenta a abrir suas empresas e ver uma nova fórmula, um novo formato de se relacionar com o setor público para empreender e formalizar esses negócios. Acho que é uma política pública de grande importância nesse cenário de desenvolvimento econômico que o Ceará está trabalhando”.

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com