32 C°

terça-feira, 30 de novembro de 2021.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Economia

CVTs são reformados e ganham novos laboratórios

Com o objetivo de expandir e fortalecer a educação profissional no interior do Estado, o secretário da Secitece, Inácio Arruda, tem realizado uma série de visitas aos Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs) espalhados pelo Ceará. Ontem o secretário visitou as unidades de Tabuleiro do Norte, Limoeiro do Norte e Quixeré, no Vale do Jaguaribe.
No CVT de Tabuleiro do Norte, está em fase de projeto a criação do novo laboratório de solda. A ideia é capacitar a população para um novo momento da cidade, que se transforma em um grande Polo Metalmecânico, com a implantação de infraestrutura para atrair empresas do setor.

O secretário vistoriou as instalações que vão receber o novo laboratório e tratou, também, da transição de parte do terreno que hoje abriga a unidade para a implantação do Raio no município. Fruto da reivindicação da população, a chegada do Raio em Tabuleiro do Norte faz parte da expansão do programa de segurança pública do Governo do Estado e contará com uma central de videomonitoramento.

Limoeiro
Inácio Arruda também visitou o edifício histórico que abriga o CVT de Limoeiro do Norte, com o objetivo de acompanhar o andamento da reforma pela qual passará o prédio, construído no final do século XIX para ser a residência de Acelino Viana Arraes, primeiro pároco do município.

A coordenadora da unidade, Conceição Pinheiro, apresentou a estrutura do espaço que conta com auditório, biblioteca, laboratório de informática e um amplo espaço de convivência, utilizado para expor parte da produção artística dos alunos da unidade, além de um mini-museu da imagem e do som.
A previsão de conclusão dos serviços é para 2022, quando o município vai comemorar 125 anos de emancipação e o CVT completará 25 anos de atuação na cidade.

Ainda em Limoeiro do Norte, Inácio visitou a sede da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (Fafidam), da Universidade Estadual do Ceará (Uece). O secretário foi recebido pela diretora Lucenir Chaves, que apresentou as obras em execução na instituição, por meio de Ordem de Serviço de Manutenção Preventiva.

Quixeré
Finalizando a sequência de visitas, o titular da Secitece esteve no CVT do município de Quixeré e foi recebido pela coordenadora da unidade, Elvirene Ferreira, e pelo prefeito do município, Toinho do Banco.

De acordo com Elvirene, com as atividades presenciais interrompidas por conta da pandemia, o CVT de Quixeré permaneceu atuante por meio das aulas remotas e dos programas Farmácia Viva e Mudas de Plantas, que trabalham o cultivo e a distribuição de mudas medicinais, que também incentivam o reaproveitamento de embalagens. “Com a equipe trabalhando para manter a estrutura bem conservada, o CVT de Quixeré encontra-se pronto para retomar as atividades presenciais”, afirmou a coordenadora.

Outro destaque da unidade é a coleta de óleo de cozinha usado. A iniciativa evita que litros de óleo sejam descartados de maneira incorreta, contribuindo com a preservação do meio ambiente, além de angariar recursos para desenvolver projetos sociais na região.

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com