32 C°

23 julho 2008.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Economia

Distribuidoras descartam falta de abastecimento no Ceará

quarta-feira, 23 de julho 2008

Uma reunião ontem no Programa de Proteção e Orientação ao Consumidor (Procon/Decon-Ceará), convocada pelo Sindicato dos Revendedores de Combustíveis do Ceará (Sindipostos) serviu para esclarecer a real situação do risco de desabastecimento de combustíveis no Ceará. Isso porque desde a última sexta-feira, donos de postos de bandeira branca (não vinculados às distribuidoras) reclamam da falta de álcool para misturar à gasolina, o que afeta a distribuição do combustível.

Do encontro tomaram parte, além do presidente do Sindipostos, José Carlos Oliveira, o representante do Procon/Decon, Antônio Carlos Azevedo, e representantes de cinco das sete distribuidoras do setor. Na oportunidade, foi colocado pelas distribuidoras de combustíveis que está descartado o desabastecimento no Estado.

O motivo de alguns postos de bandeira branca não estarem sendo abastecidos normalmente é a escassez de álcool no Nordeste, por se encontrar no período de entressafra. De acordo com as distribuidoras, o produto está sendo importado dos estados de Goiás e São Paulo, o que demanda tempo e dinheiro. Mas, para amenizar o quadro, a Agência Nacional de Petróleo (ANP) está providenciando um navio para abastecer o mercado local, que deve aportar no Estado até o dia 10 de agosto.

"A reunião foi proveitosa, porque a questão foi colocada com transparência. Donos de postos de combustíveis e os órgãos de defesa do consumidor tomaram conhecimento da real situação. Como as distribuidoras garantiram que os postos vinculados estão sendo atendidos de acordo com os contratos em vigor, não deverá faltar combustível até a entrada da próxima safra no Estado", destacou Antônio Carlos de Azevedo, do Decon, acrescentando que o resultado da reunião será encaminhado à ANP uma tomada de providências.

» Minoria. Dados do Sindipostos aponta que os postos de bandeira branca são uma minoria (cerca de 30% do número de postos de combustíveis em operação no mercado cearense). A entidade conta com um total de 320 filiados, representando mais de 500 postos em todo o Estado.

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com