O diretor substituto das áreas dos perímetros irrigados do Departamento de Obras Contra a Seca (Dnocs), Douglas Augusto Pinto Júnior, informou ontem, que o órgão lançou, no último dia 6 de junho, durante a Feira Internacional de Fruticultura Irrigada-Expoifruit,em Mossoró (RN), os editais para concorrência de lotes nos perímetros irrigados Tabuleiros de Russas e Baixo Acaraú, no Ceará, e Tabuleiros de São Bernardo, no Maranhão.
A informação foi repassada no encontro do Pacto de Cooperação da Agropecuária (Agropacto).
O perímetro irrigado Baixo Acaraú fica na região norte do Ceará e está oferecendo 967 ha em uma área total superior a 8.800 ha. Já o Tabuleiros de Russas fica na região cearense do baixo rio Jaguaribe e em sua primeira etapa conta com 10.700 ha aproximadamente, com toda a infra-estrutura montada. Nesta área, estão sendo ofertados 1.100 ha de terras para licitação imediata.
O perímetro irrigado Tabuleiros de São Bernardo, no Estado do Maranhão, oferece 928 ha aos interessados em investir naquele pólo produtor.
» Mais investimentos. Outra novidade anunciada por Douglas Pinto foi que o Dnocs também lançou edital de concorrência para assistência técnica e extensão rural aos perímetros irrigados, sendo oito no Ceará, totalizando um valor bruto de R$ 25 milhões nos seguintes projetos: Caldeirão, Lagoas do Piauí, Morada Nova, Icó-Lima Campos, Fidalgo, Gurguei, Vaza Barris, Brumados, Salangô, Tabuleiros de São Bernardo, Várzea do Flores, Jaguaribe-Apodi, Araras- Norte, Moxotó, Curu-Paraipaba, Baixo -Acaraú, São Gonçalo, Tabuleiros de Russas e Curu-Pentecoste.
» Gargalos. O diretor do DNOCS disse ainda que a falta de assistência técnica é hoje um dos grandes gargalos nos perímetros, já que a maioria dos produtores são pequenos e administram suas áreas com muita dificuldade, sem recursos. Ele disse ainda, que o órgão já passou por seis ministérios desde a década de 1970, quando iniciou-se o processo de implantação dos perímetros irrigados, e que a descontinuidade administrativa tem atrapalhado muito.
Atualmente, o Dnocs tem 14 projetos de irrigação em execução no Nordeste, ocupando uma área irrigada de 16.816,04 há, embora tenha um potencial irrigável só no Ceará, da ordem de mais de 48 mil ha.