30 C
Fortaleza

Dropshipping: conheça a estratégia que pode revolucionar o empreendedorismo

Nos últimos anos, o dropshipping tem emergido como uma estratégia inovadora no mundo do empreendedorismo digital, transformando a maneira como muitos empresários operam seus negócios online. Essa prática permite que os empreendedores vendam produtos diretamente aos consumidores sem manter um estoque físico. Em vez disso, o vendedor faz parceria com fornecedores que são responsáveis pelo armazenamento, embalagem e envio dos produtos diretamente aos clientes finais.
A popularidade do dropshipping cresceu significativamente devido à sua baixa barreira de entrada e flexibilidade operacional. Para os novos empresários, isso significa que não há necessidade de grandes investimentos iniciais em estoque, o que reduz consideravelmente os riscos financeiros. Além disso, a capacidade de operar um negócio de qualquer lugar do mundo, apenas com acesso à internet, tem atraído indivíduos em busca de independência e flexibilidade no mercado digital.
O que é?
De acordo com dados do Serasa, dropshipping é um modelo de negócio no qual o varejista não armazena os produtos que vende. O empreendedor, conhecido como dropshipper, se concentra nas áreas de marketing e administração da loja online. Os produtos vendidos são de fornecedores terceirizados, responsáveis pelo estoque e por enviar os produtos aos clientes. De maneira geral, o dropshipping funciona desta forma. O cliente realiza a compra na loja online do dropshipper. O preço que ele paga é de varejo, que leva em conta o valor de custo do produto, a margem de lucro, os impostos e as despesas. O dropshipper encaminha o pedido ao fornecedor. O fornecedor recebe o pedido e envia o produto ao cliente.

Para o especialista em tecnologia da informação, Diego Pereira, antes de entrar nesse mercado, é fundamental entender que a escolha do nicho é um dos pilares para o sucesso de um negócio nesse modelo. “Optar por um nicho alinhado aos seus interesses pessoais não apenas aumenta a motivação, mas também facilita a compreensão das necessidades e preferências do público-alvo. Para encontrar o nicho perfeito, é essencial realizar uma pesquisa de mercado abrangente. Isso inclui analisar as tendências atuais de consumo, identificar produtos em alta demanda e entender a estabilidade do mercado. Além disso, explorar oportunidades específicas dentro do nicho escolhido e desenvolver estratégias de marketing direcionadas são passos cruciais para diferenciar a sua loja no competitivo ambiente do comércio eletrônico”, disse.

Algumas plataformas em que é possível encontrar fornecedores dropshipping são Nuvemshop, Squid Fácil, Venda e Cia, Loja Integrada, Mercado Livre e DSlite. Mas o mercado, no entanto, vem crescendo no país. No Brasil, para formalizar um negócio e realizar atividades empresariais é preciso ter um Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ). Segundo o Serasa, algumas plataformas de e-commerce oferecem planos gratuitos para se criar um site, mas algumas funções ficam limitadas, como a personalização e as opções de pagamento para os clientes.

Ferramentas e recursos essenciais
para dropshipping

  • Plataforma de e-commerce ou site próprio.
  • Pesquisar produtos e fornecedores.
  • Ferramentas de automação de tarefas, como marketing por e-mail (MailChimp) e atendimento ao cliente (Zendesk), por exemplo.
  • Ferramentas de marketing, como o Google Analytics e os relatórios da plataforma de e-commerce, para monitorar o tráfego do site e o comportamento dos usuários.
  • Ferramentas de design, como o Canva ou similar, para criar artes visuais.
    Fonte: Serasa

Mais Lidas

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img