32 C°

11 julho 2008.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Economia

Economia estagnada inibe crescimento de municípios

sexta-feira, 11 de julho 2008

Municípios de economia estagnada financiam cidades vizinhas, gerando círculo vicioso e inibindo o desenvolvimento. A conclusão é do presidente da OCB/CE (Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado do Ceará), João Nicédio Alves Nogueira. O fortalecimento das cooperativas de crédito é o foco do 7º Concred (Congresso Brasileiro de Cooperativas de Crédito), que se encerra hoje no Hotel Vila Galé, em Fortaleza.

Nicédio justifica sua posição, argumentando que há cidadezinhas que não possuem sequer um posto de combustível, forçando o deslocamento dos seus moradores mensalmente para realizarem operações financeiras. “Eles [moradores do interior] acabam no mesmo lugar, deixando de aplicar o dinheiro em sua localidade de origem. Esse mesmo fenômeno pode se repetir em relação ao Estado e à região", explica.
O representante da OCB/CE considera que o fortalecimento dessas cooperativas, especialmente as que atuam nas localidades mais longínquas e de economia reprimida, é um dos caminhos viáveis para impulsionar o desenvolvimento local e promover a redução das diferenças regionais no Brasil.
A missão das cooperativas de crédito existentes no Ceará é combater esse modelo, incentivando as pessoas a gerarem riqueza em suas localidades para se desenvolverem.
Levantamento da MOCB/CE aponta que o Estado conta com 194 cooperativas em atividade, reunindo 91 mil filiados, dos quais, 17 mil mulheres. Elas empregam 7,5 mil pessoas. Por outro lado, do total de cooperativas locais, 12 são de crédito, com 13.239 sócios e 173 empregados formais.
Hoje, último dia do encontro, a programação prevê palestra do diretor do Complexo de Mondragón/Espanha, Mikel Lezamiz, sobre Governança no Complexo de Mondragón, e palestra motivacional do consultor e professor Luiz Ludwig, que abordará o tema "A maior invenção do século XX é você”, encerrando o congresso.

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com