32 C°

.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Economia

Embratur recebe 123 propostas para impulsionar setor aéreo

segunda-feira, 27 de maio 2024

O Programa de Aceleração do Turismo Internacional (PATI) recebeu 123 propostas de novos voos ou aumento de frequência de voos existentes. A iniciativa é inédita no Brasil e prevê parcerias público-privadas com companhias aéreas e aeroportos para ampliar o número de voos internacionais com destino ao país. Ao todo, as companhias aéreas enviaram 76 propostas, 64% do total, aeroportos enviaram 41 e a Embratur recebeu outras seis sem identificação. O número de candidaturas mostra a boa aceitação do setor ao PATI. Caso o edital tivesse volume de recursos para financiar todas as propostas habilitadas, 932.617 novos assentos em voos internacionais com destino ao Brasil poderiam ser criados no período de 27 de outubro de 2024 a 29 de março de 2025.
Com recursos do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC) oriundos de parceria da Embratur com o Ministério do Turismo e o Ministério de Portos e Aeroportos, a primeira edição do PATI receberá R$ 3,3 milhões de investimentos públicos, que contribuirão para o lançamento de mais de 80 mil novos assentos com destino ao Brasil na temporada de verão.
O ministro do Turismo, Celso Sabino, destacou a alta adesão do setor. “Os resultados que alcançamos nesse edital demonstram como há interesse do mercado em estar presente nos mais variados atrativos turísticos brasileiros. Temos potencial para expandir nossas rotas turísticas, impulsionando os destinos e trazendo geração de emprego e renda para a população por meio do turismo”, pontuou Sabino.
Dentre as propostas apresentadas, 23 propõem conectar cidades brasileiras sem nenhuma rota direta internacional. No recorte regional, os proponentes enviaram 50 propostas para a região Sudeste, 30 para o Sul, o Nordeste, 29, o Centro-Oeste, quatro e o Norte, uma. Dentre os 21 critérios do edital, as contrapartidas oferecidas nos planos de promoção foram determinantes para as maiores pontuações.
O relatório de análise preliminar da comissão avaliadora do PATI foi publicada e informa quais propostas da primeira rodada estão habilitadas e abre prazo para recursos a contar deste sábado (25) até 29 de junho. O documento é resultado final da primeira rodada que acontecerá em 3 de junho, aliado à abertura da segunda rodada de inscrições, que vai até 25 de junho e terá seus resultados publicados em 9 de julho. A primeira execução de recursos está marcada para 20 de setembro.
Publicado em 20 de março, o edital público do PATI convida as companhias aéreas e aeroportos (em parceria com as companhias) a lançarem novos voos internacionais com destino ao Brasil e a apresentarem propostas de investimento em promoção destes novos voos, com ações como campanhas publicitárias no país de origem e a realização de viagens promocionais com jornalistas, influenciadores digitais e operadores de turismo estrangeiros no destino, entre outras possibilidades.

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com