32 C°

.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Economia

Febraban alerta sobre falsas promoções no Dia dos Namorados

sexta-feira, 07 de junho 2024

A Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) divulgou comunicado nessa quinta-feira (06/06) para alertar aos consumidores sobre as faltas promoções do Dia dos Namorados, comemorado no dia 12 de junho. A ação ocorre porque geralmente os consumidores recebem muitas ofertas neste período e criminosos aproveitam o momento para aplicar golpes, induzindo a vítima a fornecer informações pessoais e senhas que serão utilizadas para realizar golpes.
Segundo a Febraban, nesse período são comuns abordagens de criminosos com páginas falsas que simulam e-commerce, promoções inexistentes enviadas por e-mails, SMS e mensagens de WhatsApp, e a criação de perfis falsos de lojas em redes sociais. A Febraban lembra que se o produto ofertado estiver com o preço muito abaixo do que é vendido no comércio ou o vendedor está pressionando para fechar logo uma compra, o consumidor precisa desconfiar. Por isso, orienta que as pessoas pesquisem. “Pesquise/Compare os preços antes de realizar compras e quando escolher a loja, digite diretamente o endereço do site na barra do navegador. Nunca clique em links enviados por e-mails, SMS e/ou aplicativos de mensagens. Sempre dê preferência para lojas com boa reputação”, recomenda José Gomes, diretor do Comitê de Prevenção a Fraudes da Febraban.
Gomes também alerta que criminosos clonam sites de varejistas famosos para induzir os consumidores ao erro, colocando uma letra a mais ou a menos no endereço do site ou ainda trocando, por exemplo, uma letra “o” pelo número “0”, que muitas vezes passa despercebido pelo cliente. Outra situação de golpe ocorre em lojas em redes sociais. Geralmente são perfis recém-criados, com ofertas muito vantajosas e com 100% de depoimentos positivos de compradores recomendando a venda. Os golpistas criam perfis falsos que investem em mídia para aparecer em páginas e stories de redes sociais, inclusive com depoimentos falsos de compradores.

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com