Foto: TIAGO STILLE/O ESTADO
Cerca de 25 mil pessoas visitaram a Feira do Empreendedor 2008, encerrada na noite do último sábado, no Centro de Convenções Edson Queiroz, em Fortaleza. O evento, aberto na quarta-feira, pelo presidente nacional do Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Paulo Okamoto, apresentou aos empreendedores e ao público em geral, durante os quatro dias, conhecimento e tecnologia para quem deseja montar ou ampliar um empreendimento comercial.
Técnicos do Sebrae-Ceará e palestrantes de renome nacional orientaram os potenciais empreendedores a melhor forma de investir, seja por meio de cursos de capacitação ou orientação adequada.
“Desafiamos os empreendedores a apresentarem seu plano e a forma de conseguir financiamento por meio do Banco do Brasil, Banco do Nordeste e Caixa Econômica Federal, que abriram linhas de crédito especialmente para os novos empreendedores, e as expectativas foram todas superadas", destacou o assessor técnico do Sebrae/CE e coordenador geral da Feira, Reginaldo Braga.
Conforme ainda o coordenador do evento, os projetos aprovados na Feira do Empreendedor 2008 receberão o financiamento dos bancos oficiais e terão acompanhamento durante 24 meses, para viabilizar o sucesso do negócio. A expectativa é que num prazo de 10 meses, cerca de 350 novos negócios sejam concretizados, como resultado desta feira que é realizada no Ceará pela terceira vez.
»Sorteio. Um dos futuros empreendedores foi contemplado, no encerramento da feira, com os produtos (mais de 1.000 itens) do Mercadinho Modelo instalado no local, para iniciar seu negócio. Os produtos foram doados pelos fornecedores da Feira, na ação “Um bom negócio começa assim".
Outros empreendimentos modelo estiveram expostos na Feira do Empreendedor, como Pet Shop, e Pousada, que se transformaram em atrações à parte durante o evento.
»Premiação. Durante a Feira do Empreendedor aconteceu também a premiação do concurso “Sebrae Mulher de Negócios 2007, nas categorias Proprietárias de Micro e Pequenos Negócios e Membros de Produção Formal.
Na categoria Proprietárias de Micro e Pequenos Negócios, a vencedora foi Maria Ivanda Lima Gadelha, da área do comércio de vestuário, de Boa Viagem. O segundo lugar ficou com Silvelena Machado Lopes, do ramo de floricultura, de Fortaleza; enquanto a terceira colocação ficou com Lúcia de Fátima de Sena, que atua com farmácia em Aracati.
Na categoria Membros Produção Formal, a grande vencedora foi empreendedora Maria Maviniê de Oliveira Mota, do Sindicato dos Artesãos Autônomos, do Conjunto Ceará, que trabalha com areia colorida. Ela também conquistou o prêmio nacional do concurso, concorrendo com 2.186 empreendedoras de todo o País, e recebeu o “Troféu Ouro".
»Procon. O Procon Itinerante, unidade móvel da Secretaria Municipal de Defesa do Consumidor (Procon Fortaleza), participou da Feira do Empreendedor. Na unidade móvel, que funcionou na Ilha de Inclusão, os consumidores puderam levar reclamações sobre fornecedores de serviços ou produtos e buscar atendimento jurídico.