De acordo com estudo realizado pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), a carga tributária dos presentes para o Dia dos Pais pode chegar a 78,43% do valor dos produtos este ano. Quem for comprar roupas, por exemplo, pagará em média 34,67% somente em tributos.
Com tantas opções, o consumidor que sairá ganhando é aquele que levar em conta o quanto paga de imposto em cada produto e souber aproveitar o momento – disse o diretor técnico do IBPT, João Eloi Olenike.
Os dados mostram que os perfumes importados são os presentes com maior carga tributária embutida, seguidos dos nacionais, cuja incidência é de 69,13%. Em seguida, estão os charutos, com 61,56%, o uísque (61,22%), o tênis importado (58,59%) e os vinhos (52,50%).
» Vendas 15% maiores. Roupas e calçados devem ser os produtos mais comprados pelos consumidores para o Dia dos Pais, a ser comemorado no próximo dia 10 de agosto. Uma pesquisa da Associação Brasileira de Lojistas de Shoppings (Alshop) revela que a procura por esses produtos deve impulsionar as vendas deste ano entre 13% e 15%, se comparado ao resultado obtido pelo comércio no mesmo período do ano passado.
A pesquisa da Alshop mostra ainda que, em média, o consumidor tem a intenção de gastar até R$ 120 com presentes. O preço, no entanto, poderá variar, dependendo da renda.
Na opinião dos comerciantes, entre os produtos mais procurados pelos filhos no setor de vestuário, a malharia terá um papel de destaque. Entre os vários tipos de calçados, os lojistas acreditam que, este ano, o tênis será o produto mais procurado, seguido de sandálias, chinelos e mocassins.
De acordo com a Alshop, o Dia dos Pais é a quinta melhor data para o comércio brasileiro. Fica atrás apenas do Natal, do Dia das Mães, do Dia dos Namorados e do Dia das Crianças.
» Shoppings. O Dia dos Pais deve elevar em 12% as vendas do comércio em shopping, segundo a Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers). A expectativa é que a data, que será comemorada em 10 de agosto, aumente em 6% o fluxo de pessoas nos centros de compras de todo País.