27.8 C
Fortaleza

Índice usado para reajuste de aluguel acumula alta de 10,45% em 12 meses

Reprodução
Reprodução

O IGP-M (Índice Geral de Preços-Mercado), referência para a correção de valores de contratos, como os de energia elétrica e aluguel de imóveis, avançou 1,31% na primeira prévia de novembro -que calcula as variações de preços no período entre 21 e 31 de outubro.

O indicador foi divulgado nesta terça (10) pela FGV (Fundação Getulio Vargas). No mesmo período de apuração do mês anterior, o índice havia subido 1,64%. No resultado fechado de outubro, o IGP-M avançou 1,89%.

Com o desempenho, o índice acumula variação de 9,77% em 2015. Em 12 meses, avança 10,45%.

O IPA (Índice de Preços ao Produtor Amplo), que mede a variação dos preços no atacado e responde por 60% do índice geral, registrou alta de 1,73% em novembro, sobre 2,36% no mês anterior.

Os preços agropecuários desaceleraram para uma alta de 1,67% na primeira prévia de novembro, ante 3,42% no período anterior.
Por outro lado, o IPC (Índice de Preços ao Consumidor), que tem peso de 30% no índice geral, passou de um avanço de 0,40% para alta de 0,62%.

O INCC (Índice Nacional de Custo da Construção) também acelerou: a variação de 0,12% em outubro foi a 0,23% neste mês.

DA REDAÇÃO DO ESTADO ONLINE
[email protected]
Fonte: Folha Press

Mais Lidas

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img