32 C°

.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Economia

Inflação faz setor de serviços resgatar indexação de preços

sexta-feira, 04 de julho 2008

A volta da inflação ao dia-a-dia do consumidor resgata termos e práticas adormecidas na memória de muitos brasileiros, como a indexação de preços. Segundo Márcio Nakane, coordenador da pesquisa do IPC (Índice de Preços ao Consumidor) da Fipe, ela dá sinais de estar de volta à economia, especialmente no setor de serviços, mas não com a mesma intensidade de 14 anos atrás, quando o Brasil convivia com altos índices de inflação e os produtos e serviços subiam em efeito dominó.

Para Nakane, porém, as ferramentas utilizadas pelo Banco Central no controle da inflação vão impedir um movimento em cascata de reajuste de preços. Ele descartou também, durante divulgação do IPC de junho ontem, que o mercado esteja elevando os preços por conta dos efeitos de uma "memória inflacionária", de quem já viveu uma época em que os produtos dobravam de valor em um mesmo dia, de maneira disseminada.
"Hoje temos um comportamento de inércia, de quanto a inflação de hoje é resultado do aumento de preços anterior, mas nada comparado ao passado. Há um resquício de memória inflacionária, mas em magnitude inferior a 14 anos atrás", disse.
Ele atribuiu o repasse de preços, verificado atualmente, mais ao aumento dos custos do que ao comportamento de indexação, ainda que admita que os dois fatores exerçam pressão sobre o mercado.
"Está havendo pressões de custos na economia, com mão de obra e dissídios acima da inflação, mas tem também o comportamento, que chamei de indexação, que é aumentar os preços porque todo mundo está aumentando. Mas esse movimento depende do quanto o mercado consegue suportar [a alta de preços]", avaliou Nakane.
Nakane aposta em tendência de desaceleração dos preços na economia brasileira. Segundo ele, apesar de ainda estar em patamares elevados, há indicadores de demanda que já dão sinais de recuo, como a PME (Pesquisa Mensal de Emprego) do IBGE, que apontou queda da renda.
 

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com