32 C°

.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Economia

INSS começa a pagar primeira parcela do 13º amanhã

terça-feira, 23 de abril 2024

O INSS inicia nesta quarta-feira (24/04) o pagamento da primeira parte do 13º salário a aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios. Ao todo, 33,6 milhões de segurados receberão a renda. A gratificação natalina é concedida junto com o benefício mensal, sendo priorizados os segurados com benefícios de um salário mínimo (R$ 1.412) e, em seguida, os de maior valor. O pagamento segue a ordem do número final do benefício, excluindo o dígito verificador.
Desde o início da pandemia de covid-19 em 2020, o governo tem adiantado o benefício para impulsionar a economia. Legalmente, a primeira parcela do 13º deve ser paga em agosto e a segunda em novembro. Conforme decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 12 de março, a primeira parcela corresponde a 50% do valor do benefício. A segunda parte será paga junto com a aposentadoria de maio, com desconto do Imposto de Renda para aqueles obrigados a pagar o tributo. Para beneficiários de auxílio-doença ou auxílio-acidente, o 13º é calculado proporcionalmente aos meses recebidos.

Calendário
O calendário de pagamentos do 13º salário do INSS 2024 segue o número final do NIS (Número de Identificação Social). Os pagamentos de abril ocorrerão entre 24 de abril e 8 de maio, sendo priorizados os beneficiários que recebem um salário mínimo. Para os que recebem mais de salário mínimo, as parcelas serão liberadas depois, no início do mês

  • Os pagamentos de abril são de 2 a 8 de maio, e os pagamentos referentes a maio são de 3 a 7 de junho Final do NIS.
    Aposentados e demais segurados da Previdência Social que tenham recebido benefícios como aposentadoria, auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente, pensão por morte ou auxílio-reclusão em 2024 são elegíveis para o abono. No entanto, aposentados e deficientes de baixa renda que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) não têm direito ao abono.

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com