32 C°

.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Economia

Itataia: Salto na mineração no CE começa a ser definido hoje

quinta-feira, 03 de julho 2008

As ações de exploração da Usina de Itataia, em Santa Quitéria, no interior do Estado, serão definidas hoje em um encontro entre o governador Cid Gomes e dirigentes da Construtora Galvani e das Indúsrias Nucleares Brasileiras (INB), às 14 horas, no Palácio Iracema. Logo após o encontro, às 16h30min, Cid, o presidente da INB, Alfredo Tranjan, e representantes da Galvani darão uma coletiva, na Sala de Reuniões do Palácio Iracema, para anunciar os detalhes do empreendimento que promete mudar os rumos da economia do interior do Ceará.

A reserva de Itataia, onde o urânio se encontra consorciado ao fosfato, terá capacidade de produzir 240 mil toneladas/ano de fosfato e 1.600 toneladas/ano de urânio, explorada partir de 2014. A mineradora privada deverá investir recursos da ordem de US$ 377 milhões. Segundo o presidente da estatal, Alfredo Tranjan Filho a produção de fosfato na mina de Santa Quitéria vai atender a 7% das necessidades anuais do Brasil.
 
» Abastecimento. O fosfato de usina em Santa Quitéria será utilizado para fertilizantes, produto o qual o Brasil importa 90% do total consumido. Já o urânio será utilizado pela usina nuclear Angra3. Itataia concentra a maior jazida de urânio do País.                Atualmente, a INB produz 400 toneladas/ano de urânio na mina de Caetité (BA), que são destinados para as usinas de Angra 1 [cujo consumo é de 170 toneladas a cada 14 meses] e Angra 2 [consumo de 270 toneladas em 14 meses]. A INB tem planos de dobrar a produção em Caetité.
Com isso, somada a produção de Santa Quitéria, o País terá produção de 2.300 toneladas/ano de urânio em 2015. O volume será suficiente para atender à entrada de Angra 3 – cujo consumo será semelhante ao de Angra 2 – e das novas usinas nucleares previstas pelo governo. Além de Angra 3, está prevista a entrada de quatro a oito unidades até 2030. Caso haja excedente, o governo pode optar pela exportação ou pela manutenção de reservas estratégicas, explicou Tranjan.
energia solar
Também hoje, mais cedo, às 12h30min, o governador deve se reúne com dirigentes da empresa chinesa Yingli Solar para acertar detalhes sobre a implantação do parque de energia solar em Tauá. O empreendimento é avaliado em US$ 250 milhões e será o segundo maior do mundo, com produção de 250 megawatts de potência, localizado em uma área de 250 hectares, sendo que os painéis com tecnologia fotovoltáica ocuparão uma superfície de 150 hectares.

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com