Está prevista a vinda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Ceará, talvez no próximo dia 18 de julho, para inaugurar o terminal de gás no Porto do Pecém. A informação é do senador Inácio Arruda, observando que o terminal de carga está quase pronto. Ele acrescentou que a usina de Biodiesel em Quixadá está também quase pronta e também deve ser inaugurada pelo presidente da República.
"Essa usina é muito importante, porque ela vai contribuir com a produção de biodiesel no Ceará que tem ainda a finalidade de criar empregos no campo", afirma.
Inácio disse que tem debatido muito com Lula os empreendimentos de grande porte no Ceará, como a Siderúrgica de Pecém – que receberá contrapartida do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), e sobre a Refinaria Premium II, que poderá vir para o Estado. Garantiu que Lula promete ajudar neste último caso.
Ainda sobre a refinaria, Inácio admite que ainda há uma disputa no interior da base do governo, porque é um empreendimento de grande impacto que tem a concorrência de outros estados. Por outro lado, acha que o Ceará vai sair vencedor nessa questão que tem o apoio do presidente Lula.
Sobre a ampliação da BR-222, que vai ao Porto do Pecém, o senador disse que os recursos federais estão garantidos, mas a obra pode ser iniciada devido a pendências na área do meio ambiente e também de natureza indígena. Prevê que o traçado da estrada deverá ser modificado para que ao mesmo tempo seja preservada a cultura e a garantia do desenvolvimento.