32 C°

.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Economia

Marco das Garantias: o que muda para o consumidor no uso de imóveis em empréstimos

segunda-feira, 08 de abril 2024

Recentemente, com a aprovação da Lei No 14.711/2023, conhecida como Marco Legal das Garantias, mudanças significativas nas regras que envolvem o uso de imóveis em empréstimos foram adotadas. Basicamente, a partir de agora, um mesmo imóvel pode ser utilizado como garantia em múltiplos empréstimos até atingir o seu valor total, dentre outras mudanças.

R$ 100 mil, os R$ 400 mil restantes podem ser aproveitados para novos empréstimos na mesma instituição. No mercado de crédito, as garantias desempenham um papel importante no custo dos juros para a população. Conforme explica o economista Alex Araújo, quando um cliente oferece garantias substanciais para respaldar um empréstimo, isso diminui o risco percebido pelo banco ou agente financeiro. “O que pode resultar em melhores condições de crédito, como taxas de juros mais baixas e prazos mais longos”.

“A sociedade vai se beneficiar, porque vai ter possibilidade de ter mais crédito em relação a suas garantias patrimoniais. Quer dizer, eu tenho mais crédito e consigo fazer mais negócios em relação à garantia que eu tenho”, disse a titular de cartório e integrante da Diretoria do Sindicato dos Notários, Registradores e Distribuidores do Estado do Ceará (Sinoredi-CE) e da Associação dos Notários e Registradores do Estado do Ceará (Anoreg-CE), Priscila Aragão.

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com