Para o senador Inácio Arruda, o ministro das Cidades, Márcio Fortes, sozinho não tem condição de barrar os recursos para a continuidade das obras do Metrofor (Metrô de Fortaleza). "Um ministro não decide sozinho, porque acima dele tem o presidente da República que, quando quer uma coisa, ninguém vai ter a coragem de impedir", justificou.
De acordo com o parlamentar, o Metrofor está enganchado não por falta de recursos, mas pela parte administrativa que não funcionou com eficiência. "O próprio consórcio que se formou para oferecer os equipamentos, o trem e vagões, tudo isso deu problema, durante esse tempo todo", esclareceu.
Inácio Arruda lembrou que a obra é de grande porte e, portanto, sofre muitas alterações que aos poucos vão sendo resolvidas. Garante também que hoje o consórcio está funcionando com normalidade e, por conta disso, o Metrofor tem tudo para seguir em frente, sendo só uma questão de entendimentos com o Governo Federal.
Por outro lado, o senador comunista informou ainda que o ministro Márcio Fortes fez vários acordos para o Metrofor seguir em frente e o que ele exigiu é que toda a programação traçada tem que ser cumprida.