32 C°

.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Economia

Nordeste amplia capacidade de transmissão de energia

segunda-feira, 25 de março 2024

A capacidade de transmissão de energia renovável proveniente do Nordeste terá ganhos significativos a partir de abril. A conclusão dos empreendimentos, que fizeram parte do Leilão de Transmissão nº 02 de 2018, permitirá que mais energia renovável seja transmitida, aumentando o aproveitamento do potencial de energia limpa e sustentável gerado na região Nordeste e ampliando a capacidade de transmissão do Sistema Interligado Nacional (SIN).

“Seguimos entregando obras importantes para incrementar a segurança energética do Brasil. No ano passado, realizamos leilões de transmissão de energia que totalizaram R$ 37,4 bilhões em investimentos, além de 6,1 mil km de extensão. Teremos, ainda em 2024, novos leilões com mais de R$ 22 bilhões de investimento”, disse o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.

A previsão da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) é que novas linhas de transmissão passem a integrar o SIN de abril a junho. Serão interligadas as subestações Pacatuba, Jaguaruana II, Russas II, no Ceará e Mossoró IV e Açu III, no Rio Grande do Norte. As linhas de transmissão possuem um total de 480 km de extensão, distribuídos em 230 kV e 500 kV. Já as novas subestações contam com uma capacidade de transformação total de 3.100 MVA.

Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a integração das novas linhas de transmissão e subestações possibilitará a elevação da exportação de energia do Nordeste para as regiões Sudeste/Centro-Oeste e Norte. “Esta é uma oportunidade para aumentarmos o escoamento das usinas fotovoltaicas e eólicas, ainda mais na próxima safra dos ventos que começa em junho e se estende até novembro. O Brasil já conta com uma matriz diversa e estamos no caminho certo”, diz Luiz Carlos Ciocchi, diretor-geral do ONS.

Com a entrega das obras, a capacidade de transferência da região Nordeste para a região Norte passará a ser de 6.200 MW. Já a capacidade de transferência da região Nordeste para o Sudeste/Centro-Oeste será de 7.200 MW. A exportação do Nordeste poderá ter volume de até 12.500 MW.

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com